O que parecia certo para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2014 foi mudado pela FIFA, sem qualquer explicação. Os quatro potes para o sorteio, que será realizado na sexta-feira, às 14h, na Costa do Sauípe (BA), já estavam previamente definidos, mas a FIFA resolveu mudar o sistema e a França, que estaria no Pote 2 e poderia criar um grupo da morte, agora não está mais e o temido grupo pode não existir.

Ao contrário do que aconteceu na última Copa, em 2010, na África do Sul, quando o critério adotado para definir as Seleções europeias nos potes foi o ranking, agora a FIFA vai realizar um pré-sorteio antes do sorteio principal, marcado para às 14h (de Brasília). Dessa forma, o pote quatro está composto, por enquanto, por nove seleções europeias, enquanto o pote 2 tem apenas sete seleções, sendo cinco africanas e duas sul-americanas.

No pré-sorteio, uma seleção europeia deixará o pote quatro e irá compor um dos grupos com um cabeça de chave da América do Sul. Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai foram confirmadas como cabeça de chave e serão direcionadas a um pote auxiliar, o Pote X, assim que a Seleção Europeia do pote dois for sorteada. Dessa forma, um dos quatro cabeças de chave sul-americanos terão dois adversários europeus na 1º fase.

Confira como ficaram os potes para o sorteio

Pote 1: Brasil, Espanha, Argentina, Alemanha, Suíça, Bélgica, Colômbia e Uruguai
Pote 2: Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Chile e Equador
Pote 3: Austrália, Irã, Japão, Coréia do Sul, Costa Rica, Honduras, México e EUA
Pote 4: Bósnia e Herzegovina, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda, Portugal e Rússia

Dessa forma, diminuem as chances de um grupo da morte, como por exemplo, formado por Brasil, Itália, França e México, mas ainda não estão esgotadas essas possibilidades. O sorteio na sexta-feira contará com oito assistentes, cada um representando um campeão mundial. Entre eles, estão o brasileiro Cafú, o francês Zinedine Zidane, o uruguaio Ghiggia e o italiano Fabio Cannavaro.