Nesta quarta-feira, a FIFA definiu as datas que serão realizadas a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014, ambas realizadas no Brasil. Em evento realizado na cidade do Rio de Janeiro, na Marina da Glória, Zona Sul da capital carioca, o presidente da entidade, Joseph Blatter estava presente, mas quem fez anúncio foi o secretário geral, Jerome Valcke.
A Copa do Mundo terá início no dia 12 de junho de 2014, uma quinta-feira, indo de desencontro com a tradição da competição, que sempre começava em uma sexta-feira. Já a grande decisão será no dia 13 de julho. O anúncio contrariou algumas nações europeias, que queriam um término mais cedo, já que facilitaria para os clubes que entrariam em pré-temporada.Já a Copa das Confederações será realizada de 15 a 30 de junho de 2013 e deverá ser realizada em cinco ou seis sedes, decisão que a FIFA só deve apresentar em Outubro. A tendência é que cinco cidades já estejam praticamente confirmadas para o torneio: Rio de Janeiro (Maracanã), Belo Horizonte (Mineirão), Porto Alegre (Beira-Rio), Salvador (Fonte Nova) e Brasília (Estádio Nacional).
Certo é que algumas seleções já estão conhecidas: Brasil, país-sede, Uruguai, campeão da Copa América, Espanha, campeã mundial, México, vencedor da Copa Ouro, e o Japão, campeão asiático, estão confirmados. Resta definir os campeões europeus, africano e da Oceania.
Neste sábado, em novo evento realizado na Cidade Maravilhosa e que será transmitido para vários países, será definido a ordem de disputa das eliminatórias ao redor do mundo. A maior surpresa é que, na eliminatória europeia, já foram divulgados os cabeças de chave e a França, algoz brasileira em duas Copas do Mundo e campeã mundial, não receberá tal direito, perdendo espaço para Noruega e França, seleções de segundo escalão na Europa.