Ir ao cemitério todos os anos já era parte da rotina da jornalista Márli Lopes. Ela e os irmãos, que sempre fizeram questão de visitar o jazigo da avó, agora prestam homenagens também à mãe, dona Iraci Souza Lopes, que faleceu em 2020, vítima da Covid-19. ”Bate a saudade, a gente passa lá e faz a visita. Levamos flores, velas, fazemos uma oração”, conta.

Márli e a mãe, dona Iraci Lopes (Foto: Arquivo Pessoal)

Neste dia de Finados, milhares de pessoas devem comparecer aos cemitérios de Goiânia e Região Metropolitana, como é o caso da Márcia Alves, que presta frequentemente homenagens à mãe, Maria das Graças Alves, e aos parentes falecidos.

”Gosto de ir porque sinto um pouco de paz e tranquilidade. É lá que consigo fazer as minhas orações, os meus agradecimentos, converso com eles como se estivessem ali. Sinto que estou visitando a nova morada deles”, afirma.

Maria das Graças, mãe de Márcia (Foto: Arquivo Pessoal)

Funcionamento

Cemitérios Municipais de Goiânia abrem os portões, nesta quarta-feira (2), às 7h e fecham às 18h. Um deles é o Cemitério Parque, situado no setor Urias Magalhães. Para a data, a prefeitura iniciou uma reforma no local, na última segunda-feira (31), com investimento de R$ 5,8 milhões.

Os trabalhos incluem reconstrução de muro e da calçada, além da reforma da sede administrativa, capela, ossário, banheiros dos visitantes e vestiário dos funcionários. A reforma deve ser concluída em 180 dias.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Nélio Fortunato, o muro, de 2,4 mil metros de extensão, terá uma altura de 4 metros. ”Não tínhamos velórios no Cemitério Parque há dez anos, mas essa realidade vai mudar”, destaca.

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) foi contratada para executar as obras, que incluem a manutenção, limpeza, pintura e roçagem dos demais cemitérios municipais: Santana, Vale da Paz e Jardim da Saudade. A ação faz parte da preparação das unidades para receber a população nesta quarta-feira de Finados.

A Comurg também realiza a substituição de lixeiras, reparos na iluminação e pintura. Conforme a administração municipal, equipes plantonistas estarão nas áreas externas das unidades durante todo o dia de Finados.

O secretário Nélio Fortunato (Foto: Sedhs)

Limpeza e combate a mosquito

Nesta terça-feira (1º), véspera de Finados, o Cemitério Santana, em Campinas, recebe uma vistoria com o objetivo de identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

A prefeitura informou que os agentes vistoriam vasos de plantas, copos de água descartáveis, latas, garrafas, pratos não perfurados ou sem areia que possam acumular água, lixo e entulho, além de eliminar os possíveis criadouros e orientar visitantes que estiverem no local.

Em visita realizada ao Cemitério Parque, na última semana, os agentes da Vigilância em Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), eliminaram 933 possíveis criadouros com acúmulo de água e 14 focos do mosquito foram encontrados e exterminados. Também foram encontrados lixo e entulho, inclusive dentro de túmulos.

De acordo com o gerente de Controle de Animais Sinantrópicos da SMS, Wellington Tristão, a população deve ser conscientizada em relação aos cuidados que devem ser tomados durante a visita.

“Sabemos que é um momento difícil para quem vai visitar um familiar querido neste Dia de Finados, mas precisamos da colaboração de todos para evitar que estes locais virem foco do mosquito e aumente o número de casos das doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti”, afirma Tristão.

Foto: Sedhs

Leia mais