Sem atividades presenciais há mais de dois meses, Atlético, Goiás, Vila Nova e Goiânia poderão retomar os treinamentos nesta segunda-feira (1). Entretanto, apenas o rubro-negro deve voltar diretamente com os treinamentos, já que o esmeraldino inicialmente realizará exames e o Tigre só retornará entre os dias 8 e 15 de junho.
O retorno aos treinos, na visão dos dirigentes, é o primeiro passo para se pensar no recomeço das competições. Estaduais e Copa do Brasil estavam em andamento, e o Brasileirão se iniciaria na primeira semana do mês de maio. Neste final de semana, por exemplo, teríamos o clássico goiano entre Goiás e Atlético pela quinta rodada do torneio nacional.
A tabela ainda não havia sido detalhada antes da pandemia e não estava definido se o duelo aconteceria no sábado ou no domingo. O jogo, todavia, seria especial. Marcaria o reencontro das duas equipes na elite do futebol brasileiro após quase 10 anos.
O último confronto entre Goiás e Atlético na Série A aconteceu no dia 22 de setembro de 2010, quando o rubro-negro venceu o rival esmeraldino por 3 a 1 no Serra Dourada. Na ocasião, Elias, Gilson e Juninho marcaram para o Dragão e o volante Amaral balançou as redes pelo Verdão.
O triunfo, válido pelo segundo turno, tirou o time do técnico Renê Simões da zona de rebaixamento, e deixou a equipe comandada por Jorginho na 19º colocação. No primeiro turno o Goiás havia vencido o Atlético pelo mesmo placar.
Ficha Técnica
Goiás 1×3 Atlético
22/09/2010 – 19h30
Estádio Serra Dourada
Goiás: Harlei; Wendel Santos (Manoel), Valmir Lucas, Rafael Toloi, Júnior; Amaral, Wellington Monteiro, Wellington Saci (Romerito), Éverton Santos (Bernardo), Felipe, Rafael Moura. Técnico: Jorginho
Atlético: Márcio; Victor Ferraz, Daniel Marques, Gilson, Thiago Feltri; Agenor, Pituca (Juninho), Róbston, Diguinho (Keninha), Elias; Marcão (Anaílson). Técnico: René Simões
De 2010 para cá, o Atlético disputou a primeira divisão em 2011, 2012 e 2017; já o Goiás esteve na elite do futebol brasileiro nas temporadas de 2013, 2014, 2015 e 2019.