Um dia após discutir a retomada do comércio em Goiânia, a Prefeitura divulga nota na tarde desta sexta-feira (29) condicionando a reabertura de lojas e shoppings centers à situação epidemiológica da Covid-19 na capital.

Segundo a nota, a “situação epidemiológica na cidade naquele momento” precisa ser avaliada “para que haja a retomada das atividades de forma segura e responsável”.

Ainda segundo a prefeitura, a ideia “é elaborar um plano de reabertura por etapas, liberando primeiro os segmentos que apresentam menor risco de contágio da doença. Mas a flexibilização só ocorrerá após apreciação e autorização do Centro de Operações Emergenciais (COE) que é formado por representantes de diversos seguimento entre eles Ministério Público, poder Judiciário, Conselho Municipal de Saúde e pesquisadores”.

Ao final da nota, a administração “enfatiza que o retorno de qualquer atividade está condicionado a situação epidemiológica na cidade, ao controle da doença que está diretamente ligado ao nível de isolamento social”.

A reunião de ontem (28) definiu que segunda-feira (1º) já poderão reabrir os mercados, imobiliárias e a realização de treinamentos dos clubes de futebol. Comércio e shoppings centers poderão reiniciar o atendimento no dia 6 de junho, e a Região da 44 no dia 13.

Na segunda-feira (1º) haverá reuniões do Gabinete de Crise da Prefeitura de Goiânia e do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), com a participação de representantes do setor empresarial.

De acordo com o painel da Covid-19 no estado, divulgado pela Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), Goiânia possui 1.527 casos confirmados da doença e 49 mortes. Segundo último boletim da Secretaria Municipal, são 51 óbitos.

Na noite desta sexta-feira (29), a Prefeitura divulgou o decreto e nota técnica permitindo o funcionamento de mercados municipais, imobiliárias e treinamentos nos clubes de futebol da capital, desde que respeitadas medidas rígidas que evitem a disseminação do vírus.

Confira a seguir

Decreto flexibilização

NOTA TÉCNICA 07-2020-Flexibilização imobiliária_treinos (1)

Confira a nota na íntegra

“Prefeitura de Goiânia informa que a flexibilização e as respectivas datas de reabertura do comércio estão condicionadas a situação epidemiológica na cidade naquele momento para que haja a retomada das atividades de forma segura e responsável, tendo como principal foco o controle da Covid-19 na em Goiânia.
No dia de ontem (28/05), representantes de vários seguimentos econômicos estiveram numa reunião no Paço Municipal para que fosse iniciado, em conjunto com autoridades sanitárias do município, um planejamento de reabertura gradual do comércio. Os empresários se comprometeram a apresentar mais documentos para compor uma proposta de retomada das atividades com medidas rígidas de segurança.
Ao final da reunião ficou decidido que as atividades serão retomadas de forma escalonada e seguindo protocolos, normas e recomendações de prevenção à Covid-19.
A ideia é elaborar um plano de reabertura por etapas, liberando primeiro os segmentos que apresentam menor risco de contágio da doença. Mas a flexibilização só ocorrerá após apreciação e autorização do Centro de Operações Emergenciais (COE) que é formado por representantes de diversos seguimento entre eles Ministério Público, poder Judiciário, Conselho Municipal de Saúde e pesquisadores.
Mais uma vez, a prefeitura enfatiza que o retorno de qualquer atividade está condicionado a situação epidemiológica na cidade, ao controle da doença que está diretamente ligado ao nível de isolamento social.”

*Atualizada às 22h26 para acréscimo de decreto e nota divulgados pela Prefeitura e SMS