Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação 

O tempo seco faz mais uma vítima das áreas de preservação em Goiás. Dessa fez, o estrago foi no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio em Alto Paraíso de Goiás já consumiu cerca de seis mil hectares desde quinta-feira (27).

Para combater as chamas e evitar que se alastrem ainda mais, foi necessária a criação de uma força tarefa. Noventa profissionais atuam no local, entre bombeiros e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), e também, dois helícópteros dão apoio aos agentes. 

Alerta

O número de incêndios em Goiás cresceu mais de 50% entre janeiro e setembro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, revelou o major Eberson Holanda, subcomandante da Operação Cerrado Vivo, em entrevista à Sagres 730. O Corpo de Bombeiros informou que o mês de agosto foi o recordista em número de ocorrências de queimadas no Estado.

Só neste mês, foram registrados 2.277 incêndios, contra 1.368 em agosto de 2018 e 1.792 em 2017, um aumento de 41%. Os números de setembro foram ainda mais preocupantes e chegaram muito perto do índice registrado no mês passado (67%), com 1.539 casos registrados até ontem. “Nós ainda temos praticamente mais um mês de seca pela frente”, disse o major, prevendo a continuidade do crescimento das queimadas.

Matheus Henrique é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o IPHAC e Faculdade Araguaia, sob supervisão do jornalista Johann Germano