Em entrevista ao Sagres Online, o advogado e procurador do Estado, Anderson Máximo, afirmou que recebeu com muita alegria a notícia de que será o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). A escolha do nome de Anderson foi feita pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que anunciou a decisão nas redes sociais. A nomeação já foi publicada na edição suplementar do Diário Oficial do Estado de Goiás.

Na publicação Caiado deseja sorte e muita sabedoria e que “ele defenda acima de tudo os interesses de Goiás e dos goianos”. Confira a publicação:

Anderson ressaltou que foi uma campanha longa, principalmente por conta da pandemia. “Tivemos 22 candidatos e todos que colocaram seu nome merece respeito e parabéns, porque foi uma jornada intensa. Tivemos uma votação expressiva na Ordem dos Advogados de Goiás, que muito me dignificou, da mesma forma como ocorreu hoje no Tribunal de Justiça de Goiás”, disse.

O advogado entra na vaga do quinto constitucional da advocacia. Ele havia sido o mais votado na OAB-GO e hoje pela manhã, em sessão ordinária do Órgão Especial no TJGO, Anderson recebeu a maioria dos votos: 19. Foi formada a lista tríplice com o nome de Anderson, Antônia de Lourdes Batista Chaveiro Martins (13 votos) e Alexandre de Morais Kafuri (12 votos) e entregue ao governador, que definiu por Anderson.

Ele conta que em maio do ano passado, Caiado havia dito que respeitaria a escolha democrática das instituições. “Consegui ficar em primeiro lugar nas duas – OAB e TJGO. Vejo a decisão com muita responsabilidade e alegria”.

Anderson garantiu que vai trabalhar para exercer o bom direito e exercer uma função social, fortalecendo o poder judiciário e resguardando o Estado Democrático de Direito. “Vejo essa função como uma ferramenta de aplicação da justiça. Ao longo da minha caminhada profissional vim aprendendo e me preparando para chegar até aqui. Quero aprender muita coisa, mas, acima de tudo, exercer o bom direito nas decisões”, pontuou.

Ele informou ainda que a data da posse ainda não foi definida.

Carreira

Anderson Máximo é procurador do Estado, especializado em Direito e Processo do Trabalho e em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Já exerceu a função de assessor jurídico do Contencioso da Procuradoria-Geral do Município de Goiânia, tendo sido ainda chefe do Contencioso Tributário da Procuradoria-Geral do Município de Anápolis.

Máximo foi ainda procurador-geral do Estado de Goiás entre 2009 e 2010. Integrou os conselhos de Administração da Celg e Saneago, foi chefe da Advocacia Setorial da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás e da Secretaria de Contratos, Convênios e Projetos Institucionais da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

O TJ-GO conta com 42 cargos de desembargadores, sendo que, antes da escolha de hoje, 41 estavam ocupados, provenientes de carreira na magistratura, do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e da advocacia.