No terceiro episódio da série Forma do Bem, o tema foi o esporte como símbolo de fé e transcendência. O professor de história e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Futebol (GEPAF) Afonso Fernandes detalhou como o torcedores e atletas usam rituais supersticiosos como sentar sempre no mesmo lugar e com a mesma roupa, por exemplo, para garantir um resultado positivo ao time que torce.

“O torcedor se coloca numa condição de participante da partida, como contribuinte para o resultado. Seria aquele local que você costuma ficar no estádio ou o seu ritual. Também é possível ver os atletas rezando o Pai Nosso, colocando a mão no gramado. Existe também a dúvida se deve-se ou não tocar na taça antes de uma decisão. Então é possível observar essas transcendências nessa relação do uso da fé no esporte”.

Assista a entrevista completa a seguir

O professor explica que a religião também tem participação no âmbito esportivo, com jogos que param, na Premier League (campeonato nacional de futebol da Inglaterra), por causa do Ramadã. “Então a gente pode observar que essa profecia da fé vai influenciar no público ou no próprio atleta que está ali naquela competição”.

Um outro exemplo utilizado por Afonso foi o título da Taça Libertadores do San Lorenzo, da Argentina, em 2014, um ano após o início do papado do Papa Francisco, torcedor declarado do time argentino. “Tente explicar para esse torcedor que isso não teve influência”.

Além disso, há uma igreja na Argentina, dedicada ao ex-jogador Diego Armando Maradona, falecido em 2020. “Então a gente observa que a crença entra tanto neste meio, que aquela pessoa, que pode continuar com a religião que tem, mas acredita que Maradona também é um Deus. A gente pode pegar o gol contra a Inglaterra (Copa do Mundo de 1986), após a Guerra das Malvinas, com Maradona driblando todos os ingleses e depois sendo campeão da Copa. Foi como um troco ou uma batalha da grande Guerra das Malvinas. Então eles se sentem representados pelo grande guerreiro que se tornou um Deus. Então não é só um gol bonito, é algo além”.

Confira os outros episódios:

Forma do Bem #01 | Cientistas comprovam o poder da Fé em tratamentos médicos

Forma do Bem #02 | Projeto ‘Amor Cantado’ utiliza música como terapia para hospitalizados