Você já ouviu falar em amores transcendentes? Pois este é o tema do quarto episódio da série Forma do Bem, da Sagres. Nesta sexta-feira (17), o escritor e jornalista Lauro Henriques Júnior, conta que conversou com pessoas ao redor do mundo para entender mais sobre esta emoção ou sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a pessoa. Assista a seguir

No Sagres Em Tom Maior #356, Lauro Henriques Júnior afirma que é preciso ter consciência para viver o amor em suas três dimensões essenciais. A primeira delas é amar a si mesmo.

“Que você possa, através de amar a si mesmo, possa amar o outro. Esse amor é a aceitação de si mesmo, porque nenhum de nós é perfeito nem vai ser, mas a gente pode a cada dia fazer o nosso melhor”, afirma.

Segundo Lauro Henriques Júnior, a partir do momento em que uma pessoa consegue amar a si mesma, ela parte para a próxima dimensão: a relação a dois, aprender a amar.

“O outro, seja quem for, traz para a gente o tempo inteiro desafios. Então a pessoa que não se relaciona com o outro não tem a oportunidade de se desenvolver nos desafios que esse amor, que é com o outro, traz”, esclarece. “A gente transcende o amor a si mesmo, aos próprios desejos, e passa a se doar para o outro. Então a relação a dois permite esse primeiro nível de transcendência”, complementa.

A terceira dimensão é o amor a tudo que nos cerca. “Seja uma árvore, um cachorro, um vizinho, um colega de trabalho, quem quer que seja. Eu começo a entender que a nossa vivência, na vida real, não precisa ser pautada pelo medo, por eu viver fechado ou só preocupado comigo mesmo. Eu posso viver em doação por uma coisa maior”, afirma.

Confira as edições anteriores da série Forma do Bem

Forma do Bem #03 | O esporte como símbolo de fé e transcendência

Forma do Bem #02 | Projeto ‘Amor Cantado’ utiliza música como terapia para hospitalizados

Forma do Bem #01 | Cientistas comprovam o poder da Fé em tratamentos médicos