Na tarde desta terça-feira (7/10), o empresário José Batista Júnior (PMDB), o Júnior Friboi sinalizou que irá apoiar, no segundo turno dessas eleições, o governador de Goiás e candidato à reeleição, Marconi Perillo (PMDB). O anúncio foi por Frederico Jayme (PMDB) que leu carta assinada por Friboi, aonde diz que o tucano “é o melhor candidato para Goiás nesse momento”. 

“O PMDB é outra derrota, vai perder a eleição”, diz Friboi

No comunicado, Friboi elogia Marconi. “Por sua modernidade e eficiência, o povo de Goiás reelegerá o governador Marconi para mais um mandato frente aos destinos de Goiás”. No texto, ele também comunica que irá permanecer no PMDB e após, 26 de outubro, estará à disposição do partido para a “reconstrução” da legenda.

Ao finalizar o comunicado, Friboi deixa claro que espera uma profunda renovação dentro do PMDB. Mesmo com Iris Rezende, no segundo turno, contra Marconi Perillo, Friboi aponta que os peemedebistas irão sofrer mais uma derrota. “Restará a nós que amamos de fato o Estado e o PMDB, a tarefa de reerguer o partido e prepara-lo para novos tempos que virão, livres enfim, de projetos messiânicos, que só levaram a sucessivos insucessos nas urnas, como o que hoje estamos presenciando, de forma vergonhosa e triste.

Friboi no PMDB

Júnior Friboi filiou-se ao PMDB, em maio de 2013, com o objetivo de ser candidato a governador em Goiás. O empresário anapolino recebeu apoio de diversas lideranças nacionais do partido como, por exemplo, do vice-presidente da República, Michel Temer. Segundo Friboi, Iris Rezende – o maior nome peemedebista em Goiás teria assegurado que não disputaria as eleições deste ano, abrindo caminho para sua candidatura.

CARTA FRIBOIApós receber o “sinal verde” de Iris e do Diretório Estadual do PMDB, Friboi começou trabalhar sua pré-candidatura e aglutinar aliados. Porém, meses depois, Iris Rezende lançou-se como pré-candidato a governador. Na época, a divisão interna causou desgaste dentro do partido. Friboi chegou a cogitar que disputaria a convenção partidária com Iris.

Com o PMDB praticamente “esfacelado”, Iris Rezende convocou a imprensa e anunciou que estava abandonando a pré-candidatura ao governo estadual. Logo depois foi Friboi que desistiu, deixando o partido, naquele momento, sem nenhum pré-candidato a governador. Em seguida, Iris retomou a pré-candidatura.

Primeiro turno

No primeiro turno dessas eleições, Friboi manteve – se neutro, não declarando e apoio e tão pouco trabalhando para nenhum candidato. O peemedebista liberou seus aliados e suas bases políticas para apoiar quem quisesse. Agora, Friboi reapareceu no cenário político ao declarar apoio a reeleição de Marconi Perillo.