A Fundação Sagres convida a todos os integrantes da comunidade da educação (gestores, professores, pais e alunos) para participar da LIVE “Sagres Educa: Usando a tecnologia na educação: O que é ensino remoto e híbrido e como inovar em tempos difíceis”, nesta quarta-feira (03/03), a partir das 16h, para abordar os desafios e oportunidades consequentes da presença da tecnologia na educação tanto na rede pública quanto na rede privada.

A suspensão das aulas presenciais em todo o país para proteger professores e alunos da contaminação pelo novo coronavírus fez com que escolas adotassem o ensino remoto e o híbrido como alternativa emergencial para a manutenção da aprendizagem durante a pandemia.

De acordo com Dados do Censo Escolar, divulgado em dezembro de 2020 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil registrou 47,2 milhões de alunos matriculados em todas as fases do ensino no país. A rede pública é responsável por 38,5 milhões de alunos – 81% do total, enquanto a rede privada abriga 8,7 milhões de estudantes.

A transmissão terá a participação da co-fundadora do Amplifica, Samara Brito, e a consultora líder pedagógica, Kelly Bittencourt. Na oportunidade, as especialistas vão examinar as características existentes no ensino remoto e híbrido e como inovar em tempos difíceis.

A mediação do evento será feita pelo professor e jornalista, Vinicius Tondolo e Flávia Moiana. Durante a transmissão, o público poderá participar através do Chat do Youtube do Sagres Educa.

CONHEÇA O SAGRES EDUCA

O projeto Sagres Educa é uma plataforma de ensino híbrido e remoto que usa tecnologia de educação inovadora, multimídia, personalizada e licenciada, com o objetivo de oferecer educação de qualidade e total apoio a gestores, professores, alunos e familiares na formação escolar de alunos participantes do Ensino Fundamental – 1º ao 9º ano.

O conteúdo pedagógico foi desenvolvido pelos maiores especialistas no tema em parceria com a Amplifica, instituição especializada em educação online, digital e inovadora, incluindo ampla equipe de professores, desenhadores gráficos, desenvolvedores de software, especialista em neurociência e produtores, atores e roteiristas, entre outros.

Cerca de 500 profissionais estão envolvidos – direta e indiretamente – na produção de mais de 3000 experiências de aprendizado e desafios (online e offline), respeitando as limitações de conectividade, e 80 horas/anuais de produção audiovisual disponível, de forma imediata, a toda a comunidade pela TV Aberta.

A arquitetura pedagógica do Sagres Educa está de acordo com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e alinhada a Agenda 2030 da Organização das Nacionais Unidas (ONU) e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Fundação Sagres

A Fundação Sagres é uma instituição, com mais de 20 anos de experiência, inspirada nos princípios da mítica Escola de Sagres, com o propósito de ser uma geradora de TV que difundisse os valores humanos, sociais e coletivos na realidade contemporânea.

Com uma programação educativa e cultural de qualidade, que valoriza homem, a arte, a ética, a solidariedade, os costumes, a cidadania e a qualificação para o trabalho, ofereceremos não só conteúdos alternativos, mas verdadeiras ferramentas de transformação do indivíduo e da sociedade.

É seguindo nessa direção que atuamos em 3 eixos fundamentais: cultura e educação, radiodifusão e assistência social. Ampliando horizontes das comunidades e estimulando cada pessoa envolvida em nossas ações a descobrir seu potencial.