Os gastos com publicidade do Governo Federal aumentaram 50% nos sete primeiros meses deste ano, ultrapassando R$ 452,5 milhões. No mesmo período, em 2012, a União gastou R$ 301,5 milhões, conforme publicação do Estado de S. Paulo.
A União paga por dois tipos de propaganda: a de utilidade pública e a institucional. Para a publicidade de utilidade pública, que é aquela que informa e orienta a população para adotar comportamentos que tragam benefícios reais na melhoria da qualidade de vida, foram gastos R$ 359,3 milhões. O restante (R$ 93,3 milhões) foi destinado à publicidade institucional, que tem como meta a divulgação de informações sobre atos, obras e programas de órgãos e entidades governamentais.
O montante gasto com mídia repercutiu no senado. Cristovam Buarque (PDT –DF) classificou como “absurdo” a gastança pública. “É um absurdo esse uso do orçamento em que se gasta 50 vezes mais em publicidade do que em creche”
Segundo o senador, a União usa a publicidade para vender uma imagem positiva do governo de Dilma Rousseff. “Gasta – se dinheiro com publicidade para dar impressão que não se está precisando de creche”, alfineta.
O Ministério da saúde lidera o ranking dos gastos públicos com publicidade. A Pasta desembolsou R$ 139,1 milhões de janeiro a julho, valor 40% maior que o gasto no mesmo período do ano passado. A Presidência da República vem logo em seguida, os gastos saltaram de R$ 92,7 milhões em 2012 para R$ 93,3 milhões este ano.