As gêmeas siamesas Laura e Laís, que nasceram unidas pelo abdômen, receberam uma doação de 54 latas de leite especial na tarde desta segunda-feira (16). O médico e deputado federal Zacharias Calil (DEM) participou da entrega, que foi organizada pelas voluntárias do Grupo Mulheres em Ação (GMAG) em parceria com sua esposa Sandra Calil.

Doação de leite para gêmeas siamesas (Foto: Divulgação/Assessoria)

“O mais importante de tudo isso é a gente envolver todo mundo, principalmente a família e a sociedade em geral para que essas pessoas tenham muita força”, afirmou o pediatra, que fará a cirurgia de separação das gêmeas.

As meninas nasceram no último dia 15 de agosto na Bahia. Após o nascimento, foram internadas no Hospital Materno Infantil (HMI), onde ficaram por 25 dias. Após a alta hospitalar, elas foram transferidas para a Casa de Apoio do Interior de Goiás, no Setor Oeste em Goiânia. De lá para cá a família das pequenas vem enfrentando dificuldade para comprar leite e fraldas. “Essa doação de leite veio em boa hora. Porque a gente não sabia que seria um leite tão caro”, afirmou Lina Soares dos Santos, 44 anos, tia das meninas.

Cada lata de leite especial custa mais de R$ 100. “Recolhemos todas as doações em dez dias. Foi uma campanha relâmpago que deu certo. Estamos felizes com o resultado”, afirma Suely Caiado Parrode da Rocha Lima, presidente da GMAG.

As latas de leite especial, sem lactose, devem dar para alimentar Lara e Laís por quase três meses, tempo suficiente para as meninas começarem a receber as latas do poder público. “É uma situação muito especial. Uma criança já dá trabalho. Imagine duas crianças? Agora imagine duas crianças unidas, siamesas? Estamos orgulhosos de poder fazer o bem. Ao ajudar somos nós que somos ajudados”, refletiu Sandra Calil, esposa do deputado e voluntária do GMAG.

Laura e da Laís devem ser operadas daqui a um ano, mas não há previsão de quando elas poderão voltar para casa.