Hoje, dia 21 de abril de 2024 é domingo. Apesar disso, também é um feriado nacional. Hoje se celebra o Dia de Tiradentes. Mas por que comemoramos essa data? E desde de quando passamos a comemorá-la?

O dia 21 de abril é um feriado nacional que homenageia Tiradentes, um militar que fez parte da liderança do movimento da Inconfidência Mineira, que ocorreu no Brasil na época colonial.

“Tiradentes” era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um alferes (cargo militar da época colonial) que também exerceu a profissão de dentista.

Por ser militar (que devia obediência à Coroa) e por ter assumido a culpa, a pena dada a Tiradentes foi a mais cruel.

Depois de três anos preso, o alferes, no dia 21 de abril de 1792, foi “enforcado, decapitado e esquartejado.

Para que os súditos da Coroa nunca se esquecessem da lição, a cabeça de Tiradentes foi encravada em uma estaca e exposta em praça pública em Vila Rica, e seus membros, espalhados pela estrada que levava ao Rio de Janeiro.

O movimento

Tiradentes e outras pessoas, entre elas intelectuais, mineiros, militares, religiosos e poetas (como Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga), organizaram uma conspiração contra o governo do Visconde de Barbacena.

O objetivo era livrar-se da pressão econômica lusitana. Os inconfidentes planejavam estabelecer uma república constitucional em Minas Gerais. Assim, eles desejavam encerrar o laço colonial que existia com Portugal.

Eles se inspiraram nos ideais iluministas. Tiradentes era o mais radical entre os inconfidentes, tendo inclusive elaborado um plano para matar o governador Visconde de Barbacena.

Porém, um dos membros da trama, Joaquim Silvério dos Reis, delatou os demais, acreditando que teria suas dívidas perdoadas pela Coroa. A delação fez com que Visconde de Barbacena desmantelasse toda a conspiração e prendesse todos os envolvidos.

A maior parte dos inconfidentes não assumiu a culpa para evitar penas mais duras. Tiradentes era ainda o integrante de classe mais baixa (mas não era pobre. Ele tinha 43 jazidas de ouro). Além disso, foi o único que havia feito propaganda aberta do movimento.

Quando passou a ser feriado?

Agora que entendemos quem foi Tiradentes e a importância dele, ainda nos resta a entender quando passamos a comemorar a data. Considera-se o Dia de Tiradentes como feriado nacional.

O Brasil viu Tiradentes como uma figura heroica logo após a Proclamação da República (1889), por ser um mártir dessa causa.

O governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca estabeleceu o dia 21 de abril como feriado nacional por meio do Decreto nº 155-B, de 14 de janeiro de 1890.

Esse dia é feriado por meio de leis emitidas em 1933 e 1949. Tiradentes é patrono cívico do Brasil desde 1965, e seu nome integra o Livro de Heróis da Pátria.

O dia 21 de abril, dia da morte de Tiradentes, considera-se feriado nacional, por meio da Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.

Leia outras notícias no Sagres Online

PodFalar #273 | A identidade de Goiânia e o caminho para o desenvolvimento sustentável

Tinta fria reduz temperatura em 1,5ºC e ameniza o calor urbano