Se engana quem acha que Goiânia é apenas a terra do sertanejo. A atriz, psicóloga e produtora goiana Monyke Procópio, de 36 anos, se tornou finalista do maior festival internacional de webséries do mundo, o Rio Webfest. O monólogo concorre na categoria “Melhor teatro Filmado”, com uma produção de 30 minutos de duração, o “Devaneios de Mona”.

Assista a websérie “Devaneios de Mona”:

“O teatro filmado surgiu durante a pandemia, porque foi uma forma do teatro sobreviver durante esses tempos pandemicos. Foi uma forma de resistência”, explica Monyke.

A websérie é a única produção goiana presente no festival, o motivo que a inspirou criar o “Devaneios de Mona”, foi para fazer um trocadilho com seu nome e da pintura clássica feita por Leonardo da Vinci, Monalisa.

“É um texto autoral, muito pessoal, quando comecei os ensaios, veio na mente essa personagem que tinha tudo haver com o texto. Por ser um personagem feminina e abordar dilemas da vida de uma mulher do século XXI, ficou esse nome”, comenta Procópio, que levou 5 meses para fazer o seu monólogo.

Pessoalidade

“É uma produção muito pessoal. Eu tenho o hábito de escrever e reuni poesias que vinha escrevendo ao longo da minha vida, algumas desde a adolescência. Com a pandemia, em que os eventos culturais ficaram suspensos, eu acabei direcionando minha energia para o projeto”, conta.

A goiana explica que a realização do projeto, só foi possível graças à lei de incentivo Aldir Blanc, que foi criada para auxiliar os trabalhadores da cultura de todo país no período de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.

“É uma conquista muito grande poder devolver aquilo que ganhei porque foi através dessa lei que uma artista goiana, que foi buscar fora os seus sonhos, está levando hoje, uma obra autoral, ao cenário internacional”, comemora e lembra dos desafios ao produzir a websérie, já que contou com pouca ajuda.

“Como é um monólogo, contei com a ajuda dos meus familiares, como a direção e figurino. Eu tive ajuda com a filmagem, mas eu fiz a edição do video e as escolhas das trilhas sonoras. Foi uma delícia estar envolvida em tudo, mas eu fiquei louca, perdi 5kg, não comia e nem dormia porque realmente fiquei entregue. O artista do século XXI é aquele que produz e se dedica”, finaliza Monyke.

Rio Webfest

O evento acontece anualmente na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Neste ano, acontece entre os dias 24 e 27 de novembro de forma presencial e on-line e, além das premiações, o evento oferece palestras e networking com pessoas de todo o mundo. O festival conta com 60 categorias, entre elas: webséries; podcasts, videoclipe, videodança, webpublicidade e teatro filmado.

Leia mais: