Foto: Divulgação/ Prefeitura de Goiânia 

Na esfera esportiva mais de 27 mil crianças foram atendidas em 2019 em Goiânia. Alunos de escolas municipais e centro municipais de Educação Infantil (Cmei) da Capital, participaram dos Jogos Educacionais, com disputa em jogos individuais e coletivos, como atletismo, xadrez, tênis de mesa, trilhas educacionais, futsal, voleibol, basquete, handebol e queimada. Os jogos atenderam mais de 15 mil alunos compreendendo desde a Educação Infantil até a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja). Para 2020, o planejamento é para atender mais de 16 mil educandos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) dentre as atividades ofertadas para a população em geral, a que mais se destaca são as da Iniciação Esportiva. O projeto consiste na oferta de atividades físicas coletivas em locais públicos, como praças, parques e quadras/piscinas de algumas escolas municipais que, no contra turno das aulas, abrem as portas para a comunidade.

Segundo a SME os esportes desenvolvidos com a papulação são: futebol de campo, futsal, natação, basquete, voleibol, ginástica localizada, atletismo, musculação, entre outros. Em 2019, a SME teve atendimentos mensais constantes de cerca de mil pessoas nos pontos de Iniciação, envolvendo tanto crianças e adolescentes, como adultos.

Jornadas Esportivas

A cada edição, a SME abre as portas de uma instituição para a comunidade local e desenvolve atividades esportivas e de recreação, como futsal, queimada, corrida, gincana, dança, música, cama elástica, futebol de mesa, entre outros. Em 2019, foram feitas quinze edições do projeto, atendendo mais de oito mil pessoas. Para 2020, a previsão é de aumentar em 400 o número de crianças e adolescentes atendidos nesta ação.

*Com informações da Prefeitura de Goiânia