Vinícius Tondolo
Vinícius Tondolo
Vinicius Tondolo é diretor executivo do Sagres Educa, jornalista do Sistema Sagres de Comunicação, Mestre em Comunicação, docente e especialista em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pelo curso de formação internacional MAIA

Goiânia é a terceira capital com melhor resultado na alfabetização de crianças na idade certa

No último mês, o governo federal apresentou dados da jornada de alfabetização de crianças matriculadas em todo o Brasil. A cidade de Goiânia foi reconhecida como uma das três melhores capitais do Brasil em termos de alfabetização infantil, com 66,56% das crianças alfabetizadas. Fortaleza e Curitiba se posicionam à frente da capital goiana com mais de 70% de crianças alfabetizadas.

Leia Mais | Brasil retoma indíces pré-pandêmicos na alfabetização de crianças

Este índice representa a meta do país em 2027 e se destacam em um cenário nacional onde a média é de apenas 56%, conforme o Ministério da Educação anunciou recentemente. A conquista é fruto do esforço de professores da rede municipal, ao superar diversos desafios, e do sucesso da política estadual de alfabetização na idade certaAlfa Mais – com apoio, formação e orientação à execução pedagógica.

Leia mais | Goiás alcança meta do MEC e avança na alfabetização infantil

Recentemente, eu ouvi o comentário: “Temos que comemorar, porém se fosse um hospital, com este índice de atendimento, estaríamos com outro comportamento”. A reflexão é válida porque significa que os recursos precisam ser maiores e melhor investidos em ferramentas tecnológicas de suporte aos professores, capacitação e infraestrutura. Não há segredo: 

  1. Investimento em estrutura nas escolas, 
  2. Suporte e formação aos professores, 
  3. Conteúdos e materiais didáticos associados a estratégias pedagógicas inovadoras
  4. E acompanhamento (avaliação e monitoramento constante)

Fortaleza, Curitiba e Goiânia têm quase o dobro do índice dos três últimos colocados: São Paulo (37,87%), Natal (34,5%) e Aracaju (29,69%). As desigualdades educacionais são um desafio quando comparamos redes, porém elas também são vivenciadas dentro das próprias redes locais. O MEC/Fundeb estabeleceu mecanismos para controlar e incentivar os gestores a apoiar escolas que apresentam maiores dificuldades para alfabetizar crianças e desta forma precisamos de estratégias específicas para alcançar resultados.

A continuidade dos investimentos, a redução das disparidades educacionais e a inovação nas práticas pedagógicas serão cruciais para que se mantenha como referência e promova uma educação inclusiva e de qualidade para todas as crianças.

Ranking Criança Alfabetizada

RankingCapitalEstadoPercentual de Alunos Alfabetizados
1FortalezaCE74,03
2CuritibaPR70,41
3GoiâniaGO66,56
4VitóriaES65,88
5Porto VelhoRO65,06
6RecifePE62,39
7PalmasTO58,66
8Belo HorizonteMG57,61
9Rio de JaneiroRJ56,19
10CuiabáMT53,94
11ManausAM52,2
12BelémPA48,22
13TeresinaPI48,21
14São LuisMA47,49
15João PessoaPB46,71
16MacapáAP43,33
17Campo GrandeMS41,61
18Porto AlegreRS40,04
19MaceióAL39,23
20SalvadorBA39,16
21São PauloSP37,87
22NatalRN34,5
23AracajuSE29,69
24Boa VistaRRSem Informação
25BrasíliaDFSem Informação
26FlorianópolisSCSem Informação
27Rio BrancoACSem Informação
RR, DF, SC e AC não possuem sistema estadual de avaliação ou não enviaram as informações ao MEC.

[COP À COP]

– GUERRA E DESLOCAMENTO. O Sudão enfrenta uma crise humanitária devastadora, com 8,6 milhões de deslocados e 14.700 mortos após um ano de conflito. A crise, agravada pela falta de apoio internacional, coloca crianças em extrema vulnerabilidade.​

– SUSTENTABILIDADE E EXTRAÇÃO. A COP30 deve focar em um desenvolvimento econômico sustentável que não dependa da extração de recursos. Isso exige uma revisão das políticas econômicas para proteger o meio ambiente e promover uma economia verde​. Confira artigo do professor Alexandre Macchione.

– RISCOS À SAÚDE. Proposta na Câmara para reduzir impostos sobre ultraprocessados levanta preocupações entre especialistas. Esses produtos, ligados a problemas de saúde, poderiam se tornar mais acessíveis, aumentando o consumo e os riscos associados​. (Fonte: Congresso em Foco)

– AMAZÔNIA E FINANCIAMENTO. A Noruega anunciou uma nova doação de mais de R$ 270 milhões para o Fundo Amazônia, reforçando seu compromisso com a preservação da floresta e o combate às mudanças climáticas​. (Fonte: O Liberal)

Mais lidas:

Leia também: