Goiânia e Aparecida de Goiânia ampliaram nesta semana a vacinação com bivalente contra Covid-19 para pessoas com mais de 18 anos. A capital iniciou a imunização nesta terça-feira, 25, enquanto a cidade vizinha começará na quarta, 26. A ampliação ocorreu depois do anúncio do Ministério da Saúde, na noite dessa segunda, 24.

A exemplo de outras vacinas contra a Covid-19, as doses da bivalente estão em 73 salas de vacina em Goiânia. O atendimento é sempre das 08h às 17h.

Já em Aparecida, os interessados em atualizar o esquema vacinal com a bivalente devem procurar qualquer um dos 35 postos da cidade, de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30, com documentos pessoais em mãos e, se possível, o cartão de vacinação.

A Central de Imunização de Aparecida funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Além disso, a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Sendo assim, os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.

Recomendação

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, pode tomar a bivalente quem já recebeu ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário; também é preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses da última dose.

“Mesmo quem já recebeu 4 ou 5 doses da vacina monovalente contra a covid-19 precisa receber a bivalente. Estudos científicos já comprovaram que a partir de 4 meses da vacinação cai o nível de proteção no organismo, sendo necessária a aplicação de reforços. Além disso, a vacina bivalente foi atualizada para combater também as novas subvariantes da ômicron. Ela é muito importante”, afirma a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

*Esse conteúdo está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 03 – Saúde e Bem Estar

Leia mais: