A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) inicia, nesta segunda-feira (04), a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza A). O lançamento será às 8h30, no Clube da Caixa Econômica Federal, no Setor Bueno, pelo secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

As doses estarão disponíveis das 08h às 17h, em 71 salas de vacinas de rotina e, das 08h às 16h, no Clube da Caixa Econômica Federal, na Avenida T-1, 1155, Quadra 53, Setor Bueno.

A estimativa é que 519.378 moradores da capital façam parte dos grupos prioritários para a vacinação. Em razão da grande demanda por vacinas de rotina, o Centro Municipal de Vacinação (CMV) não aplicará doses contra a gripe e nem Covid-19.

Aparecida

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) disponibiliza 38 postos fixos para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo de 2022. Nesta primeira etapa, realizada até 2 de maio, serão imunizados idosos e trabalhadores da saúde. A mobilização também prevê a realização do Dia D da Campanha no próximo 30 de abril.

A coordenadora de imunização Renata Cordeiro destaca que, nesta primeira etapa da Campanha, que vai de 4 de abril a 2 de maio, serão imunizados os idosos acima de 60 anos contra a influenza. Já os profissionais da saúde serão vacinados contra a influenza e o sarampo.

A vacinação será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que possuem salas de vacinas, e também na Central de Imunização (Rua São Domingos, 100, Centro) das 8h às 18h. Nos sábados, os serviços se concentram na Central de Imunização das 8h às 13h.

Grupos prioritários

Em atenção ao cronograma do Ministério da Saúde (MS), a 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza terá duas etapas: a primeira fase vai até 30/04 e será direcionada aos idosos com 60 anos ou mais de idade e trabalhadores da saúde.

Na segunda etapa, de 02/05 a 03/06, as doses serão destinadas às crianças de seis meses a menores de 05 anos (04 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficientes permanentes, além das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, dentre outros.

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. O dia D de mobilização nacional está marcado para 30/04 e a meta do MS é imunizar 90% das pessoas incluídas nos grupos prioritários. Em 2021, Goiânia vacinou 73,5% do público-alvo. “As pessoas estavam mais preocupadas em tomar a vacina contra a Covid-19, mas neste ano acreditamos que será diferente, uma vez que a pandemia desacelerou”, avalia o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

Cronograma da 24ª Campanha de Vacinação contra a Influenza, e estimativa do total de pessoas de cada grupo alvo

Primeira etapa – 04 a 30/04

Idosos com 60 anos ou mais;

Trabalhadores da saúde;

Segunda etapa – de 02/05 a 03/06

Crianças (6 meses a < de 5 anos);

Gestantes;

Puérperas;

Professores;

Pessoas com comorbidades;

Pessoas com deficiência permanente;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos com medidas protetivas;

Forças de segurança

Além de caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, e outros cujo número não é estimado.

Locais de vacinação – Goiânia

71 salas de vacinação de rotina

Clube da Caixa Econômica Federal, Avenida T-1, 1.155, Quadra 53, Setor Bueno

Locais de vacinação – Aparecida de Goiânia

37 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s)

Central de Imunização, Rua São Domingos, 100, Centro

Rodrigo Melo é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a PUC Goiás, sob supervisão do jornalista Thaís Dutra.

Leia mais: