Foto: Governo de Goiás

Pela primeira vez, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Goiânia (GoiâniaPrev) concluiu o censo previdenciário do município. Os resultados foram apresentados nesta segunda-feira (30) ao prefeito Iris Rezende. O trabalho incluiu a atualização de toda base de dados do Regime Próprio de Previdência da Prefeitura, englobando servidores efetivos ativos, inativos, seus dependentes e pensionistas.

A coleta de dados começou em 24 de abril do ano passado e se estendeu até 29 de agosto. Esses dados foram divididos em três categorias: Cadastral, Funcional e Financeiro.

O Censo Cadastral atualizou os dados pessoais dos servidores, o Censo Funcional teve foco na atualização do histórico funcional, como cargo ocupado, data de admissão, vínculos anteriores e benefícios concedidos. Já o Censo Financeiro envolveu a atualização da base remuneratória de contribuição dos servidores.

O Censo Previdenciário integra o processo de Modernização da Previdência Social de Goiânia, que foi iniciado pela administração municipal em 2017 e permitiu a negociação da dívida histórica da cidade com os aposentados, a atualização da legislação previdenciária e também a implantação de novos sistemas de gestão e de tecnologia.

A iniciativa atende às determinações da legislação federal, Lei nº 10.887, que prevê a realização de recenseamento previdenciário a cada cinco anos. Além disso, a medida segue as orientações emitidas pelo Ministério Público Estadual (MP-GO) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ao GoiâniaPrev.