A pandemia de coronavírus não será uma razão que afastará os goianienses das urnas para a votação do 1º turno das Eleições 2020, no próximo dia 15 de novembro. De acordo com a pesquisa Diagnóstico/Sagres, realizada entre os dias 14 a 16 de outubro, 83,5% dos entrevistados não tem medo de ir votar devido a disseminação do novo coronavírus em Goiás.

Leia Mais: Pesquisa aponta empate técnico entre Maguito e Vanderlan
Leia Mais: Maguito lidera e é o mais rejeitado, afirma pesquisa

No primeiro turno de 2016, 20,83% dos eleitores não compareceram as urnas. Naquela edição havia mais de 957 mil eleitores aptos a votar, mas quase 200 mil não compareceram às urnas.

A pandemia, que impôs duras regras de isolamento social em todo o mundo, preocupa muitos candidatos e também ao Tribunal Superior Eleitoral tanto que um protocolo especial foi montado.

QUEM SÃO

Dentro do grupo de pessoas que manifestam preocupação, as mulheres, os eleitores com mais de 60 anos e com o ensino fundamental incompleto representam a maioria destes eleitores.

Foto: Tabela Pesquisa Diagnóstico

ONDE VIVEM

Os eleitores residentes nas Zonas 127 (Jardim América, Setor Bueno, Parque Amazônia e Setor Sol Nascente) e Zona 136 (Jardim Planalto, Parque Anhanguera II, Setor Faiçaiville e outros) são os que mais manifestam a sensação de preocupação com índice superior a 20%.

De acordo com a Plataforma Covid, desenvolvida pela Universidade Federal de Goiás, Setor Bueno, Jardim América e Parque Amazônia estão entre os seis bairros que mais registraram casos confirmados da Covid em Goiânia e pode explicar este sentimento.

Foto: Reprodução

ABSTENÇÕES

Mesmo com tantos impactos provocados pela pandemia do coronavírus, sobretudo nas eleições de 2020, o TSE tem buscado meios para que o maior número de eleitores votem no pleito de 15 de novembro, e que não tenhamos uma abstenção superior às eleições anteriores.

Entre os protocolos está que todas as seções eleitorais tenham álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, além dos mesários receberem equipamentos de proteção.

Além disso, no dia da votação serão colocadas marcações no piso, indicando o distanciamento mínimo que cada pessoa deve manter, será exigido uso de máscara e é recomendado que cada eleitor leve uma caneta, para que não haja compartilhamento.

Os mesários estarão trajando equipamentos de proteção individual (EPI) como máscaras, face shield, luvas, e os documentos de cada eleitor serão recebidos por meio de uma bandeja, para a identificação e liberação do eleitor.

Será disponibilizado aos eleitores álcool em gel, em vários locais, para que façam a higienização de suas mãos antes de utilizarem a urna.

Anteriormente, o TSE já havia suspendido o cancelamento dos títulos eleitorais de pessoas que não fizeram a coleta de biometria, bem como a não verificação biométrica para identificar o eleitor no pleito.

Para 2020, o TSE, também, decidiu estender o prazo de votação, que agora será das 7h às 17 horas. Os idosos, por serem do grupo de risco da Covid-19, terão preferência das 7h às 10h. Não foi estabelecido horário de preferência para outros integrantes do grupo de risco.

Metodologia

A pesquisa Diagnóstico, contratada pelo Sistema Sagres, foi realizada entre os dias 14 e 16 de outubro. Ao todo, foram ouvidos 625 eleitores residentes na cidade de Goiânia, com idades a partir de 16 anos, de ambos os sexos, classificados segundo gênero, escolaridade, faixa etária e zonas eleitorais, segundo índices IBGE e TRE-GO.

A margem de erro é de 3,9% para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%, o que significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. O registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é GO-05451/2020.

A pesquisa foi realizada nos seguintes bairros: Setor Aeroporto, Setor Marista, Setor Central, Setor dos Funcionários, Norte Ferroviário , Leste Vila Nova, Negrão de Lima, Crimeia Leste, Nova Vila, Crimeia Oeste, Urias Magalhães, Jardim Goiás, Setor Bueno, Setor Pedro Ludovico, Setor Sul, Setor Oeste, Jardim América, Parque Amazônia, Nova Suíça, Universitário, Jaó, Jardim Novo Mundo, Vila Pedroso, Jardim das Amendoeiras, Jardim Aroeiras, Dom Fernando, Santo Hilário, Conjunto Caiçara, Vila Concordia, Vila Morais, Guanabara, Santa Genoveva, Sonho Dourado, Balneário Meia Ponte, Parque das Flores, Vale das Pombas, Vila Mutirão, Curitiba, São Carlos, Bairro da Vitoria, Finsocial, Nova Esperança, Setor Centro Oeste, Parque Tremendão, Cândida de Moraes, Bairro Goiá, Vila Luciana, Vila Mauá, Bairro Ipiranga, Celina Park, João Vaz, Vera Cruz, Carolina Park, Lorena Park, Goiânia Viva, Residencial Buena Vista, Jardim Petrópolis, Capuava, Cidade Jardim, Sudoeste, Vila União, Parque Atheneu, Santa Cruz, Parque Anhanguera, Novo Horizonte, Vila Redenção, Alto da Gloria, Parque das Laranjeiras, Setor Coimbra, Campinas, Santa Helena, Vila São Jose, Eldorado, João Brás, Jardim Petrópolis, Jardim Presidente, Eli Forte, Jardim Presidente, Três Marias, Bairro Feliz, Vila Abaja, Itatiaia, Jardim Pompeia, São Judas Tadeu, Goiânia 2, Residencial Jardim Cerrado, Moinho dos Ventos, Marechal Rondon, Maria Dilce, Alto da Glória, Conjunto Riviera, Aruanã, Jardim Brasil, Vila Montecelli.