Sem vencer há seis jogos no Campeonato Brasileiro, o Goiás vive a sua pior fase na temporada, com quatro derrotas e dois empates. Na última posição, a equipe esmeraldina está pressionada por vitórias e terá nesta segunda-feira (19) mais um desafio para tentar deixar o momento ruim para trás. Contra o Botafogo, no estádio Nilton Santos, às 20h, joga pela 17ª rodada da Série A.

Veja mais – No Brasileirão 2020, Goiás tem aproveitamento pior do que em anos de rebaixamentos; campanha de 2003 é exemplo de recuperação

Goiás

Para o jogo desta noite, Enderson Moreira é um dos desfalques. Expulso contra o Bahia, o treinador será substituído pelo auxiliar Luís Fernando Flores. O atacante Rafael Moura recebeu o terceiro cartão amarelo e também está suspenso. Por outro lado, Breno e Daniel Bessa estão liberados. Apesar da fratura no nariz, o volante não precisou de cirurgia e utiliza uma máscara protetora. Já o meia teve um desconforto muscular.

Contudo, permanecem no departamento médico o lateral-direito Yago Rocha, os volantes Gilberto Júnior e Sandro e os atacantes Henrique Almeida, Kevin Quevedo, Lucão, Mike e Victor Andrade. Se o volante Gustavo Blanco ainda não foi registrado no Boletim Informativo Diário (BID), a novidade na delegação é o atacante Sandrinho, de 19 anos, contratado após marcar sete gols em quatro jogos pelo São Bernardo na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

De acordo com informações do repórter André Rodrigues, o atacante Fernandão, que estreou contra o Bahia, ainda não tem condições de jogar por 90 minutos, portanto começará do banco. A tendência é que Vinícius Lopes, artilheiro do Goiás no Brasileirão com cinco gols, seja o centroavante. Com Breno de volta ao meio-campo, Daniel Bessa, Shaylon e Douglas Baggio disputam duas vagas na terceira linha do 4-2-3-1 esmeraldino.

Breno disputa bola com Rezende. Após a fratura no nariz, o volante tem utilizado uma máscara protetora (Foto: Rosiron Rodrigues/GEC)
Botafogo

Atualmente na 15ª posição, com 18 pontos, o Botafogo vinha de uma boa sequência – duas vitórias e um empate – até a derrota na última quarta-feira. Além dos laterais Marcinho, que não joga há dez meses e teve duas cirurgias no joelho direito, e Lucas Barros, que operou o joelho esquerdo, também desfalcam o goleiro Gatito Fernández, por um edema no joelho direito, e o atacante Salomon Kalou, que tem um desconforto muscular na coxa direita.

Por outro lado, Bruno Lazaroni conta com o retorno de três importantes titulares na sua formação. Os defensores Marcelo Benevenuto, zagueiro, e Rafael Forster, que tem atuado como volante, estavam suspensos na última rodada e voltam nesta noite. Assim como o meio-campista Keisuke Honda, poupado na quarta-feira (14). Enquanto Diego Cavalieri segue no gol, Rhuan completa o ataque alvinegro.

Campeonato Brasileiro da Série A – 17ª rodada

17 de outubro de 2020 (sábado)
Atlético Goianiense 1-1 Athletico Paranaense – Olímpico, Goiânia (GO)
Coritiba 1-2 Santos – Couto Pereira, Curitiba (PR)
Fluminense 2-2 Ceará – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
São Paulo 0-0 Grêmio – Morumbi, São Paulo (SP)

18 de outubro de 2020 (domingo)
Corinthians 1-5 Flamengo – Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Internacional 2-0 Vasco da Gama – Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Fortaleza 2-0 Palmeiras – Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Red Bull Bragantino 2-0 Sport – Nabi Abi Chedid, Bragança Paulista (SP)

19 de outubro de 2020 (segunda-feira)
Bahia x Atlético Mineiro – Pituaçu, Salvador (BA)

Ficha técnica: Botafogo x Goiás

Data e horário: 19 de outubro de 2020 (segunda-feira), às 20h
Local: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

Prováveis escalações

Botafogo: Diego Cavalieri; Kevin, Marcelo Benevenuto, Kanu e Victor Luís; Honda, Rafael Forster e Caio Alexandre; Matheus Babi, Pedro Raul e Rhuan. Treinador: Bruno Lazaroni

Goiás: Tadeu; Edilson, David Duarte, Fábio Sanches e Caju; Breno e Ariel Cabral; Keko Villalva, Daniel Bessa (Douglas Baggio) e Shaylon; Vinícius Lopes. Treinador: Luís Fernando Flores

Arbitragem

Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
Assistentes: Neuza Inês Back (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Quarto árbitro: Philip Georg Bennett (RJ)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)