Tiburcio com Guaidó (Foto: Reprodução)

O advogado goiano e ex-secretário do governo de José Éliton, Fernando Tibúrcio, conversou ontem por telefone com o deputado venezuelano Juan Guaidó, que se declarou presidente interino da Venezuela nesta quarta-feira. Tibúrcio conta que conheceu Guardió em 2015, quando oito senadores brasileiros tentaram, sem sucesso, visitar presos políticos naquele país.

Depois eles mantiveram o relacionamento e hoje são amigos, disse Tibúrcio em entrevista à Rádio Sagres 730. Segundo ele, Guaidó está escondido na região de Caracas sem revelar o local por questões de segurança. O advogado acredita que nas próximas 24 horas a situação política da Venezuela vai caminhar para um desfecho.

Há uma preocupação grande com a segurança de todos os opositores do governo de Nicolás Maduro, que ontem recebeu apoio da cúpula das Forças Armadas. Segundo Tibúrcio, qualquer ofensiva do governo contra os líderes da oposição poderá desencadear uma reação militar dos Estados Unidos. O clima local é de muita apreensão e instabilidade. “Há boatos de que Maduro deixará o país”, disse.

Guaidó dedica-se a conversações com a comunidade internacional em busca da ampliação de seu reconhecimento como presidente interino do país. Até agora vários países declaram esse apoio, entre eles Brasil, Estados Unidos e Espanha. No entanto, o vizinho México permanece fiel ao governo de Maduro.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/564426747&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}