Depois de adiantar as datas de início do Campeonato Brasileiro para a temporada, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira (9) o calendário revisado das competições masculinas para o segundo semestre de 2020. Inclusive, os torneios serão finalizados somente no próximo ano, com o jogo final da época programado para o dia 24 de fevereiro de 2021, com a 38ª rodada da Série A.

Apesar de ter sido especulado adaptar as tabelas do Brasileirão por motivos de logísticas, em decorrência da pandemia, a entidade máxima do futebol brasileiro confirmou que a ordem dos jogos não sofrerá alterações nas três primeiras divisões. Portanto, enquanto o Goiás recebe o São Paulo na estreia da Série A, o Atlético Goianiense visita o Corinthians em São Paulo. Já na Série C, o Vila Nova enfrenta o Manaus na capital amazonense.

De acordo com a CBF, o detalhamento das primeiras rodadas será disponibilizado no início da próxima semana, uma vez que neste primeiro momento apenas as datas-base foram confirmadas, consequentemente sujeitas a adaptações conforme a distribuição de dias e horários. Já os calendários das categorias de base e das competições femininas serão divulgados de forma independente nos próximos dias.

Em resposta protocolar ao site da entidade máxima do futebol brasileiro, o presidente da confederação nacional Rogério Caboclo afirmou que “este redesenho é a forma que encontramos para entregar o calendário integralmente e garantir o cumprimento dos compromissos assumidos pelos clubes com os detentores de direitos televisivos, patrocinadores e apoiadores”.

Enquanto as três primeiras divisões começarão nos dias 8 e 9 de agosto, a Série A acaba no dia 24 de fevereiro de 2021. Já a Série B encerra um mês antes, no dia 30 de janeiro, da mesma forma a Série C, no dia 31. A Série D, por sua vez, programada para iniciar no dia 6 de setembro, também termina em fevereiro, no dia 7. A Copa do Brasil, por outro lado, retorna dia 26 de agosto e terá suas finais nos dias 3 e 10 de fevereiro.

Confira o calendário da temporada 2020 do futebol brasileiro

Na elite do futebol brasileiro, o clássico goianiense será realizado logo no primeiro mês de competição, a princípio no dia 23 de agosto. Pela 5ª rodada da Série A, o Goiás, enquanto mandante, recebe o seu rival Atlético. Já no returno, pela 24ª rodada, será a vez dos rubro-negros receberem os esmeraldinos em jogo programado para o dia 6 de dezembro.

Outra novidade do calendário deste ano é que, uma vez que os clubes anteciparam as férias de final de ano em abril, o futebol brasileiro não terá descanso nas datas próximas ao Natal e ao Ano Novo. Com as semifinais da Copa do Brasil marcadas para os dias 23 e 30 de dezembro, o Goiás receberá o Sport pela 27ª rodada do Brasileirão no dia 27, assim como o Atlético visitará o Grêmio.

No dia 3 de janeiro, o Atlético recebe o Vasco da Gama, enquanto o Goiás enfrenta o Coritiba, ambos pela 28ª rodada. O Vila Nova, por sua vez, que terá o último jogo da primeira fase, a 18ª rodada da Série C, no dia 6 de dezembro, caso avance de fase na competição, joga as rodadas 3 e 4 da segunda fase, respectivamente, nos dias 27 de dezembro e 3 de janeiro.

Se a Série A terá sua última rodada no dia 24 de fevereiro, em uma quarta-feira, isso significa que os times da primeira divisão também terão compromissos próximos do Carnaval. No sábado, dia 13, acontece a rodada 35, com Atlético contra Santos, em Goiânia, e Bahia contra Goiás, em Salvador. Já na Quarta de Cinzas, no dia 17, o Goiás recebe o Botafogo, enquanto o Atlético visita o Athletico Paranaense pela 36ª rodada.

Lembrando que os goianos encerram sua temporada contra Coritiba, no caso dos rubro-negros, que serão mandantes, e Vasco da Gama para os esmeraldinos, que viajam até a ‘Cidade Maravilhosa’.

O time carioca, inclusive, será adversário do Goiás no dia 26 de agosto, pelo segundo jogo da terceira fase da Copa do Brasil, enquanto o Atlético enfrenta o São José. No primeiro jogo, o Dragão venceu os gaúchos por 2 a 0, em Goiânia, e o Verdão bateu os cruzmaltinos por 1 a 0, no Rio de Janeiro. Caso confirmem a vaga na quarta fase, os goianos terão jogos nos dias 16 e 23 de setembro entre ida e volta.