A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), divulgou nesta quinta-feira (9), os números atualizados de denúncias relacionadas à Covid-19 no Aplicativo Prefeitura 24 horas. Até última quarta-feira (8), os registros chegaram a 26.345, sendo que 14.411 são denúncias de aglomeração e 11.934 são de lojas ou pontos comerciais abertos sem seguir as orientações do último decreto estadual.

De a cordo com a Sedetec o objetivo da ferramenta é contar com o apoio da população para evitar e combater aglomeração de pessoas, assim como a abertura de comércios, indústrias, feiras, eventos e demais estabelecimentos que tiveram o funcionamento suspenso pelos decretos governamentais.

Segundo a Prefeitura de Goiânia a administração do município segue com as determinações do decreto do Governo do Estado e as orientações continuam as mesmas: evitar aglomeração e usar máscara de proteção, se for sair de casa.

O comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM) lembra que a fiscalização continua em parceria com fiscais da Prefeitura e da Policia Militar, inclusive em parques e praças da cidade, que concentram boa parte das aglomerações. A GCM tem orientado a população sobre o uso da máscara de proteção, que se tornou item obrigatório ao sair de casa, regra essa que descumprida pode gerar multa de R$ 627,38.

Ainda de acordo com a Sedetec, as denúncias que chegam ao aplicativo são direcionadas à Guarda Civil Metropolitana (GCM) e à Fiscalização da Secretaria de Planejamento (Seplan). As demandas são verificadas e posteriormente as equipes são deslocadas aos locais que foram denunciados.