A superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, detalhou à Sagres 730 nesta quarta-feira (3), a vacinação contra a covid-19 em Goiás. De acordo com superintendente, de 156 mil vacinas contra covid distribuídas no Estado, 80 mil foram aplicadas.

“Temos duas formas de ter as informações, o ideal seria pela fonte oficial, que é o sistema de informação, mas muitos municípios não conseguiram atualizar as doses aplicadas. Então nós fizemos um trabalho de formiguinha, ligando para cada município para que eles nos repassassem até que o sistema estivesse atualizado”, disse. “Até a tarde de ontem, cerca de 80 mil doses foram aplicadas no Estado de Goiás. Lembrando que foram distribuídas 156 mil doses”.

De acordo com Flúvia Amorim, os municípios precisam prestar contas sobre as vacinas. “O sistema onde é registrado essa dose, tem todos os dados da pessoa que tomou, nome, CPF, endereço, enfim, todos os dados pessoais. Por isso que estamos fazendo esse trabalho com os municípios, eles precisam atualizar sua base de dados. Inclusive, a remessa da segunda dose, fica atrelada a essa atualização”, disse.

Flúvia detalhou que o município precisa inserir nos dados, qual grupo a pessoa que está recebendo a dose da vacina pertence. Trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente contra o coronavírus: Pessoas com 60 anos ou mais que estão em asilos, instituições psiquiátricas ou similares; Pessoas com deficiência que estão em asilos, instituições psiquiátricas ou similares; e Indígenas vivendo em aldeias.

A superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás ressaltou que o processo de vacinação está lenta por uma série de motivos. “É uma vacina nova, apesar de termos muita experiência em campanha de vacinação; A vacina foi liberada pela Anvisa no dia 17 de janeiro e chegou dia 18 de janeiro, então tivemos que fazer a capacitação e já começar a administração das doses. Junto a isso, tivemos o problema do sistema, liberaram a vacina antes do sistema ficar pronto, então na primeira semana foi muito tumultuado”, afirmou.