O que parecia inacreditável aconteceu no estádio Serra Dourada, na noite desta quinta-feira (25). Pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Goiano, o Goiás perdeu para a Aparecidense por 2 a 1, com gols de Washington e Renato Xavier para o time do interior,e Walter descontou para a equipe da capital. O time esmeraldino perdeu a invencibilidade de mais de um e meio como mandante.

O técnico Enderson Moreira completou o jogo de número 100 no comando do Goiás nesta noite. Nessa passagem pelo clube, que começou ainda em 2011, o comandante esmeraldino conseguiu 63 vitórias, 21 empates e sofreu 16 derrotas, contando com a derrota sofrida para a Aparecidense. Essa foi a primeira derrota do técnico Enderson Moreira jogando no Serra Dourada como mandante.

O próximo compromisso do Goiás é contra o Santo André pela Copa do Brasil, na quarta-feira (01), fora de casa. A equipe volta a jogar pelo Campeonato Goiano diante da Aparecidense no dia cinco de maio, domingo, no estádio Aníbal Batista de Toledo, às 16h, pelo jogo da volta da semifinal. O time esmeraldino tem que vencer por um gol de diferença para se classificar para a final.

O jogo

Jogando em casa, o Goiás precisava fazer um bom resultado para ficar mais tranquilo na segunda partida na casa do adversário. Logo com quatro minutos de jogo, o zagueiro Rodrigo cruzou para a área, o atacante Neto Baiano cabeceou forte para grande defesa de Pedro Henrique.

Mas contrariando a lógica, quem abriu o placar no confronto foi a Aparecidense. Depois de uma troca de passe envolvente do time visitante, aos 13 minutos, Abuda cruzou, Diego Lira furou, mas Washington apareceu dentro da área e chutou forte fazendo um belo gol a favor da equipe do interior.

Em um contra-ataque, a Aparecidense quase chegou ao segundo gol. Com 21 minutos, Washington tocou para Diego Lira na cara do gol. O atacante tentou driblar o goleiro Harlei, mas a experiência do arqueiro esmeraldino prevaleceu e ele conseguiu evitar o desastre que seria o time do interior ampliar a vantagem.

Aos 25 minutos, o Goiás chegou com perigo com o atacante Walter, que conseguiu o giro em cima da zaga do adversário, mas chutou em cima do goleiro. No lance seguinte, Neto Baiano tentou uma bicicleta dentro da área, mas a bola foi pela linha de fundo.  Aos 33 minutos, o que estava ruim, ficou pior.

No contra-ataque, a Aparecidense chegou ao segundo no Serra Dourada com um belo gol de Renato Xavier. O meia chutou de fora da área por cima do goleiro Harlei e ampliou a vantagem para cima do Goiás. No último lance do primeiro tempo, o time esmeraldino ainda teve a oportunidade em uma cobrança de falta, mas a bola desviou no meio do caminho e o que era inacreditável, virou realidade com a Aparecidense vencendo o primeiro tempo por 2 a 0.

Segundo tempo

O Goiás voltou para a segunda etapa precisando de gols para amenizar o placar adverso. O técnico Enderson Moreira promoveu duas mudanças buscando o empate. O time esmeraldino voltou pressionando, mas sem conseguir furar o bloqueio do time do interior. Aos 13 minutos, o Goiás quase chegou ao primeiro gol.

O atacante Neto Baiano cabeceou e o goleiro Pedro Henrique fez uma grande defesa e por pouco o time não chegou ao gol. O time da casa foi para a pressão, eram chutes de todos os jogadores, até que o Vítor chutou de longe e a bola passou ao lado do gol da Aparecidense. Em um contra-ataque, aos 22 minutos, o time do interior quase chegou ao terceiro gol no chute de Washington, mas o goleiro Harlei praticou a defesa.

Aos 26 minutos, o atacante Walter dominou na entrada da área, bateu forte e a bola passou muito perto do gol. O Goiás tentava chegar ao gol, mas não conseguia ser incisivo. Aos 40 minutos, Neto Baiano cobrou falta, mas ficou na barreira. De tanto insistir, o Goiás chegou ao gol com o atacante Walter, aos 45 minutos do segundo tempo.

FICHA TÉCNICA:GOIÁS 1X2 APARECIDENSE

 

Data/Hora: 25 de abril de 2013 – 20h30 (de Brasília)
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia-GO

Arbitragem: Bruno Rezende

Assistentes: João Patrício e Evandro Gomes Ferreira

 

Gols: Walter (Goiás); Washington e Renato Xavier (Aparecidense)

Cartões Amarelos: Rodrigo, William Matheus, Amaral e Vítor (Goiás); Márcio Santos (Aparecidense)

Público: 7.808 pagantes       Renda: R$ 116.185,00

 

GOIÁS: Harlei; Vitor, Ernando, Rodrigo e Eron (William Matheus); Amaral, Dudu Cearense (Eduardo Sasha), Ramon e Renan Oliveira (Caio); Walter e Neto Baiano. Técnico – Enderson Moreira.

 

APARECIDENSE: Pedro Henrique; Eduardo Arroz (Leonardy), Márcio Santos, Murilo e Anderson Paim; Renato Xavier, Jeferson, Johnathan, Abuda e Washington (Claytinho); Diego Lira (Raphael Luz). Técnico – Wladimir Araújo