https://www.youtube.com/watch?v=5L1pPIn-8qUO Goiás precisava de uma vitória simples sobre o América para conseguir vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, a equipe conseguiu a classificação, mas não foi nada simples. O time esmeraldino venceu o América por 4 a 3 nesta quarta-feira (11) no Serra Dourada e nos minutos finais sofreu uma grande pressão.

Logo no inicio da partida o Verdão marcou dois gols com Ricardo Goulart e Egídio, pareceu que seria fácil, mas o Coelho não se deu por vencido e diminuiu com Gabriel. Antes do fim do primeiro tempo, Ramon ampliou o placar o que deu mais tranquilidade à equipe esmeraldina.

No segundo tempo a partida ganhou tons dramáticos. Egídio marcou o quarto gol esmeraldino no inicio do segundo tempo, mas Thiago Mendes fez contra diminuindo a diferença para o América. Pará foi expulso e o Coelho ficou com um a menos, mesmo assim conseguiu marcar o terceiro gol com Bruno Meneghel.

Nesta altura da partida um empate daria a classificação ao América, que buscou o gol a todo custo. O Goiás tentava o quinto gol, mas não conseguia finalizar. Apesar do sufoco o Verdão conseguiu segurar o resultado e está classificado.

Na próxima fase o Goiás enfrenta o Atlético Mineiro, que eliminou o Penarol-AM. No domingo (15) o Verdão volta à campo para enfrentar a Aparecidense no Estádio Aníbal Batista de Toledo.

Primeira etapa movimentada

Ao Goiás só interessava a vitória e a equipe tratou de buscar o gol logo no início do gol. No primeiro minuto, Iarley perdeu boa oportunidade ao realizar jogada individual na área e chutar para fora. O Verdão pressionava e mantinha a posse de bola, marcando bem a saída de bola do Coelho. Como criava muito, o gol da equipe esmeraldina não demorou.

Aos cinco minutos, o lateral Peter cruzou da direita, Ricardo Goulart, no meio de dois jogadores, subiu mais alto que os marcadores e cabeceou para o fundo do gol, abrindo o placar. O time mandante continuou criando chances de gol e perdendo boas oportunidades, a equipe adversária só chegou ao gol aos 16, após uma falha de marcação do Goiás.

O segundo gol veio aos 21 minutos. Thiago Mendes sofreu falta na intermediária, Egídio cobrou de trivela e fez um belo gol, ampliando o placar para o clube goiano. O Goiás continuou mandando na partida e perdendo chances de gol. O América criava pouco, mas aos 30 minutos conseguiu marcar.

Pará cobrou escanteio pela direita, Gabriel, sozinho, cabeceou para o gol e diminuiu o placar. Com o gol o América precisava empatar para conseguir a classificação, por conta dos gols feitos fora de casa. Mas o Verdão não sentiu a pressão e aos 35 minutos marcou o terceiro gol. Peter avançou pela direita e tocou na cabeça de Iarley que fechava pela esquerda, o atacante cabeceou encobrindo do goleiro, a bola iria entrar, mas antes que ultrapassasse a linha, Ramon completou para o gol.

Sufoco no segundo tempo

O ritmo não caiu na segunda etapa, mesmo perdendo por 3 a 1, o Coelho não desistiu e passou a ter mais posse de bola e criar chances de gol. Aos 10 minutos, após cobrança de escanteio, Gabriel marcou um gol para o América, mas o juiz anulou marcando uma falta de Moisés no goleiro Harlei.

Aos 13, o Verdão aliviou os ânimos. Egídio fez um golaço. A jogada começou com uma troca de passes entre Egídio, Thiago Humberto e Iarley, Egídio recebeu na ponta esquerda, invadiu a área e chuta ampliando a vitória esmeraldina. A partida continuou aberta, mas a equipe esmeraldina criava menos chances e acabou sofrendo com a casualidade.

Aos 22 minutos, Thiago Mendes marcou gol contra para o América e diminuiu a vantagem. Na sequência o lateral Pará, do América, foi expulso. Mesmo com um jogador a menos, o Coelho pressionava e diminuiu o placar aos 27 minutos com Bruno Meneghel, que tinha entrado no decorrer do 2º tempo.

O jogo ficou dramático, um gol do time visitante e o Goiás perderia a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil. Enderson Moreira colocou Marinho em campo, mas o jogador se contundiu e foi substituido por Netinho. David também entrou e aquipe tentava  marcar o quinto gol e aliviar a pressão, mas não conseguia finalizar. Apesar da pressão nos últimos minutos o Goiás conseguiu manter o resultado.

FICHA TÉCNICA: GOIÁS 4 X 3 AMÉRICA (MG)

Competição / Fase (Rodada): Copa do Brasil (2ª fase / Jogo de Volta)
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 11/04/2012
Horário: 22h00
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Luciano Benevides de Sousa (DF)
Carões amarelos: Thiago Mendes, Ricardo Goulart (Goiás); Alessandro, Dudu (América)
Cartão vermelho: Pará
Público: 6919 / Renda: R$ 39.585

GOIÁS: Harlei; Peter, Rafael Toloi, Valmir Lucas e Egídio; Amaral, Thiago Mendes, Ramon (David), Thiago Humberto (Marinho/ Netinho) e Ricardo Goulart; Iarley.
Técnico: Enderson Moreira

AMÉRICA- MG: Neneca; Rodrigo Hefner (Patrick), Gabriel, Everton Luiz e Pará; Leandro Ferreira, Dudu, Moisés e Rodriguinho (Caio); Alessandro (Bruno Meneghel) e Fábio Júnior.
Técnico: Givanildo Oliveira

Confira a narração de Edson Rodrigues:

Goiás 1 x 0 América: {mp3}stories/audio/Gols/2012/goias1x0america{/mp3}

Goiás 2 x 0 América: {mp3}stories/audio/Gols/2012/goias2x0america{/mp3}

Goiás 2 x 1 América: {mp3}stories/audio/Gols/2012/goias2x1america{/mp3}

Goiás 3 x 1 América: {mp3}stories/audio/Gols/2012/goias3x1america{/mp3}

Goiás 4 x 1 América: {mp3}stories/audio/Gols/2012/goias4x1america{/mp3}

Goiás 4 x 2 América: {mp3}stories/audio/Gols/2012/goias4x2america{/mp3}

Goiás 4 x 3 América: {mp3}stories/audio/Gols/2012/goias4x3america{/mp3}