Sina do verdão, de não vencer nos próprios domínios, continua

 

 

Vencer em casa. Esse foi o objetivo do Goiás nesta noite, no Serra Dourada, contra o Barueri. Para tal, Rafael Tolói e Amaral, suspensos, não puderam ajudar o time esmeraldino, assim, João Paulo e Everton, respectivamente, estiveram entre os titulares. Já do lado paulista, o zagueiro Daniel Marques, contundido, deu lugar a Xandão, que compôs o sistema de três zagueiros com André Luiz e Leandro Castan.

Imaginar que a tarefa esmeraldina seria fácil foi um engano. Logo no início o Barueri fez questão de mostrar que vencer fora de casa era o seu objetivo. Nos 15 primeiros minutos, os paulistas chegaram por três vezes pelo lado esquerdo, aproveitando a situação de Fábio Bahia, improvisado no setor. Na vez mais perigosa, Márcio Careca cruzou e João Paulo tentou afastar, mas jogou para trás e a bola caiu por cima do gol de Harlei.

O Goiás tentou reagir. Tramou boas jogadas pelos lados do campo, com Felipe Menezes participando tanto com Júlio César como com Fábio Bahia. Mas o Verdão agrediu com cruzamentos na área, em que a zaga adversária conseguiu marcar bem. Gol mesmo só em uma jogada diferenciada e foi assim que Ramalho pegou a sobra na entrada da área e chutou forte, Iarley deixou a bola passar e ela só parou na rede de Renê: Goiás 1 a 0, aos 38.

Só que do outro lado também tem quem pega a sobra de bola e arrisca de fora da área. Após ter jogado melhor todo o primeiro tempo, o zagueiro André Luis, aos 44 minutos, depois de cobrança de escanteio, viu a bola chegar aos seus pés enquanto ele estava na meia esquerda, próximo à área de Harlei. O zagueiro chutou forte, sem chance para Harlei e empatou o jogo no Serra Dourada.

Hélio dos Anjos percebeu que seu lado direito era uma avenida por onde o Barueri passeava e, no intervalo, tirou Fábio Bahia e colocou o meia Rafinha para atuar como ala direita. O jogo se equilibrou: Barueri nos contra-ataques e o Goiás tentando pressionar, especialmente com chutes de fora. Mas as equipes não conseguiam levar perigo aos seus adversários.

O Goiás resolveu atacar. Em outra substituição, Hélio colocou o centroavante Jael na vaga do meia Felipe Menezes. Assim mesmo, o time continuou falhando na armação de jogadas e só os chutes de fora da área se aproximavam do gol de Renê, assim mesmo, sem perigo. Já os paulistas levaram mais perigo nos contra-ataques, especialmente com Fernandinho, que jogou na ponta-esquerda, nas costas de Rafinha.

Aos 22 minutos, enfim, uma boa jogada esmeraldina. Ramalho recebeu de Rafinha na meia esquerda, dominou e tocou para Jael, dentro da área, de costas para o gol. O centroavante girou bem em cima do zagueiro e ficou de frente para Renê, mas o esmeraldino chutou rasteiro, sem tirar do goleiro, que conseguiu defender e a bola saiu pela linha de fundo.

A partir de então, só deu Goiás. Em uma boa jogada de Iarley, Júlio César recebeu dentro da área, dominou e chutou forte, mas a bola foi muito longe do gol de Renê. Logo depois, o camisa 9 esmeraldino de novo preparou boa jogada, desta vez pela direita. Ele se livrou da marcação e levantou a bola na cabeça de Felipe, que cabeceou mal, para fora.

Se no primeiro tempo o Barueri era melhor no momento em que o Goiás fez seu gol, foi a vez do time paulista marcar na hora em que o esmeraldino mandava no jogo. Em um contra-ataque muito rápido, três jogadores do Barueri enfrentaram os três zagueiros do Goiás. O meia João Vítor, que acabara de entrar em campo, jogou na esquerda para Ewerton que invadiu a área e chutou para fazer a virada no Serra Dourada: 2 a 1.

Só que, como no primeiro tempo, o time paulista chegou ao empate antes do apito do juiz. E assim foi no segundo tempo. Aos 42 minutos, bola alçada na área paulita por Rafinha, disputa entre os zagueiros esmeraldinos e os atacantes do Barueri na marca do pênalti, a bola sobrou para Everton, sozinho, um pouco antes da linha da pequena área, pela esquerda. O volante do Goiás chutou sem chances para Renê e empatou o jogo.

 
GOIÁS 2 X 2 BARUERI – Jogo válido pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

Data: 07/06/2009
Horário: 18:30
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Renda: R$ 33.510,00
Público: 4.252 pagantes

Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ / Fifa) e Carlos Jorge Titara da Rocha (AL)
Gols: Ramalho (Goiás), aos 38´, André Luis (Barueri), aos 44´ do 1º tempo; Ewerton (Barueri), aos 37´, Everton (Goiás), aos 42´ do 2º tempo.

Goiás – Harlei, Leandro Euzébio, João Paulo (Eduardo Ramos) e Ernando; Fábio Bahia (Rafinha), Everton, Ramalho, Felipe Menezes (Jael) e Júlio César; Felipe e Iarley. Téc.: Hélio dos Anjos

Barueri – Renê, Èder, Xandão, André Luis, Leandro Castan e Márcio Careca; Ewerton (Franciscat), Ralf e Thiago Humberto (João Vítor); Fernandinho (Val Baiano) e Pedrão. Téc.: Estevam Soares.