Intensa atividade artística gratuita ocupa a Praça da Igreja São Sebastião de Bonfinópolis, nos dias 18 e 19 de julho, com a programação do Goiás Gira Arte. A sétima edição do projeto realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secult Goiás, em parceria com a Ideia Ambiental e Cultural, prevê show do cantor Laércio Correntina (19/07) e apresentação da Orquestra dos Violeiros de Goiás (18/07), além de diversas oficinas, live paiting(grafite), contação de histórias, exposições de artesanato goiano, performances cênicas.

Pintura em tecido emborrachado, arranjos de flores secas do Cerrado, decoupage em caixa MDF, adesivos para unha com material reciclavel são algumas das oficinas dedicadas a pessoas de todas as idades, durante manhã e tarde, estimulando a profissionalização em tempo de consumo sustentável. “Porque além de estimular a convivência com a Arte, o Goiás Gira Arte também se propõe a colaborar para a geração de renda nas comunidades”, comenta a coordenadora de produção, Sabrina Pessoa.

Na estrada desde a primeira quinzena de junho, a equipe de produção já trabalhou na ocupação de espaços públicos em Aragoiânia, Silvânia, Jaraguá, Corumbá de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Trindade. Segundo Sabrina Pessoa, para que o projeto se realize de forma plena, é necessário forte mobilização comunitária, articulando secretarias municipais, escolas, associações de bairro, associações de classe, conselhos tutelares, entre outros agentes.

gilvane felipe

“Os pilares conceituais do projeto são intercâmbio, formação de público, entretenimento e mapeamento de manifestações artísticas e culturais”, lembra o secretário estadual de Cultura, Gilvane Felipe, que revelaentusiasmo com a repercussão deste trabalho. Segundo ele, dezenas de prefeitos têm solicitado à Secult uma edição do Goiás Gira Arte em seus municípios.

Para o secretário, o sucesso desta iniciativa tem relação direta com a circulação de talentos goianos conceituados e o estímulo de novos valores culturais ainda não descobertos, dividindo o mesmo palco em shows ecléticos. “E é nosso compromisso promover a interiorização e democratização das ações de cultura no nosso Estado”, afirma o secretário.

A programação do Goiás Gira Arte é dedicada a crianças, jovens e adultos, durante dois dias inteiros. Em seis tendas móveis e um caminhão palco instalados no Centro da cidade, a população da cidade vai manter contato com as diversas linguagens artísticas (artes visuais, artes cênicas, literatura, audiovisual, música), por meio do trabalho de artistas locais e residentes em Goiânia e Região Metropolitana.

(Fonte: Secult Goiás)