Fomentar habilidades socioemocionais nos alunos e prevenir a violência nas escolas. Estes são os objetivos do programa Levemente, que o Governo de Goiás lança nesta segunda-feira (21), no HUB Goiás. Ademais, a ação visa capacitar profissionais das Escolas do Futuro (EFG) para abordar metodologias de ensino-aprendizagem e cuidado com estudantes e a comunidade.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), José Frederico Lyra Netto, o “Levemente dará aos alunos conhecimento e experiência para evitar violência nas escolas”.

Entre as metodologias utilizadas está a Pre-Texts, desenvolvida pela professora da Universidade de Harvard Doris Sommer, que prestigiou o lançamento. Nesse sentido, Sommer já aplicou o projeto, porém nos Estados Unidos. Além disso, a ação promove o desenvolvimento socioemocional por meio das artes e humanidades, com estudantes das escolas públicas de Boston, em Massachusetts.

Arte e literatura

Primeiramente, o método utiliza arte e literatura para o fortalecimento socioemocional, contenção de impulsos e transformação dos processos de violência e agressividade. As unidades de Aparecida de Goiânia (EFG Luiz Rassi) e Santo Antônio do Descoberto (EFG Sarah Lemos Kubitschek) serão as primeiras a receber o Levemente. Posteriormente, o programa será implementado nas demais Escolas do Futuro.

O Levemente é uma iniciativa do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (Cett-UFG), responsável pela gestão das EFGs, em convênio com a Secti.

Ademais, a UFG, por meio do Cett, coloca à disposição professores e profissionais da instituição, com qualificação, a serviço dessa proposta que promete ser inovadora. Segundo o governo, a iniciativa reúne concepções teóricas, metodologias e práticas que observam o contexto brasileiro e a realidade do Estado de Goiás.

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ODS 03 e 04 – Saúde e bem-estar e Educação de qualidade

Leia mais

Última semana para se inscrever em cadastro do Aprendiz do Futuro; Saiba as vantagens

Saiba como funciona a EJA em Goiânia; matrículas podem ser feitas durante todo o ano

MEC realiza reunião para debater a inserção do perfil de professor indígena e professor do campo em concursos