A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que ajuda pessoas adultas, que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade convencional, possam retomar seus estudos e recuperar o tempo perdido. Em Goiânia restam cerca de 3 mil vagas, de um total de 7 mil na cidade.

Rodrigo Melo e Cunha atua na área de apoio técnico na área de Educação de Jovens e Adultos, na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Ele trabalha neste campo há 31 anos e relatou que o candidato que não possuir documentação escolar poderá realizar a matrícula, desde que apresente o documento pessoal e comprovante de endereço.

Nesse caso, a instituição fará uma avaliação e o nivelamento em uma turma de acordo com os seus conhecimentos. Em toda a cidade, são 55 escolas e 9 extensões que ofertam vagas para EJA. As aulas acontecem no período noturno, das 19 às 22 horas, e as extensões em períodos diurnos, em horários alternativos.

Podem se inscrever alunos maiores de 15 anos, que tenham abandonado os estudos, sem possibilidade de conclusão em idade adequada, até adultos e idosos. Em toda a cidade, são 55 escolas e 9 extensões que ofertam vagas para EJA.

Retomada

Rodrigo Melo relatou que em Goiânia, assim como em outras localidades há um processo de retomada de matrículas. Muito se deve a um trabalho de busca ativa. A ação visa evitar a evasão escolar, reintegrando estudantes afastados e ainda alcançando pessoas que não receberam a aprendizagem na infância ou adolescência.

A Secretaria Municipal de Educação firmou parceria em articulação com associação de moradores, organizações de feiras e festas juninas, de futebol, lideranças religiosas, comunidades eclesiásticas, conselhos tutelares e demais organizações da sociedade civil.

“Nós tínhamos um processo de diminuição de matrículas não só em Goiânia, mas em outras partes do Brasil. Cada ano que passava havia a diminuição do número de estudantes e com o fechamento de escolas. De dois anos para cá, a gente começou a reverter o processo, em que começamos a desenvolver a busca ativa que é a escola divulgar, chamar a comunidade. No ano passado a gente tinha cerca de 3,1 mil matrículas EJA, esse ano nós temos 4,1 mil, num total de 7 mil vagas”, destacou.

Matrícula

A matrícula pode ser feita preferencialmente pelo site da SME, mas pode ser efetuada também na própria secretaria da escola. Para se inscrever, são necessários os documentos pessoais, como CPF, identidade e comprovante de endereço.

“Na EJA pode se fazer matrícula em qualquer época do ano, por exemplo, em agosto, setembro, quem não matriculou pode procurar o Município de duas formas, pelo site da Secretaria Municipal de Educação, ou então procurar uma de nossas escolas e fazer a matrícula na escola, basta ter documento pessoal e comprovante de endereço de Goiânia”, explicou Rodrigo Melo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia mais

Alunos retomam estudo depois dos 50 anos e realizam sonhos

Secretaria inicia busca ativa para evitar evasão escolar de jovens e adultos, em Goiânia