Ernandes é acusado de falsificar documentos (Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás EC)

O Goiás não teme perder pontos por ter escalado Ernandes na Série B. Nesta segunda-feira, o jornalista Pedro Orioli, de Campinas, divulgou a existência de duas certidões de nascimento do jogador, com uma diferença de dois anos de idade entre elas. Em defesa sobre uma possível perda de pontos, o departamento jurídico do clube esmeraldino alega que o jogador já estava registrado na CBF e que, mesmo que os documentos sejam verdadeiros, não há motivos para preocupação.

O argumento para tranquilidade é que o campeonato não prevê limite de idade. Porém, desde que a notícia foi divulgada, a diretoria do Goiás não conseguiu contato com Ernandes. Após o acesso à Série A, o jogador entrou de férias e pode até não voltar para Goiânia, já que seu contrato está por vencer.

Em nota oficial, o Goiás disse que todas as documentações do atleta, como carteira de trabalho, reservista, carteira de motorista e de identidade, informam que o atleta nasceu em 11 de novembro de 1987

Contratado durante a Série B, Ernandes entrou em campo 31 vezes. O caso mais famoso do Brasil de idade adulterada foi o do atacante Sandro Hiroshi, ex-São Paulo. O tricolor paulista perdeu os pontos da partida contra o Botafogo. Anos depois, o volante Carlos Alberto, ex-Corinthians e Goiás, também foi pego.

Veja a nota do Goiás:

No Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ernandes Dias Luz nasceu no dia 11 de novembro de 1987, ou seja, como consta no documento apresentado pelo jogador no ato de contrato com o Goiás Esporte Clube. Se o atleta possui outra documentação, o fato não é de responsabilidade do clube que o contratou e sim de quem efetuou o registro do jogador como profissional de futebol. Em toda documentação de Ernandes apresentada ao Goiás, desde Carteira de Trabalho, de Reservista, Carteira de Motorista e de Identidade apresentam a data de nascimento com o ano de 1987. Fato este que não acarretará nenhum tipo de ação ou punição contra o Goiás Esporte Clube. O atleta está de férias e até o presente momento não foi localizado para prestar esclarecimentos sobre o fato apresentado.