O Goiás perdeu o confronto direto para o Grêmio por 1 a 0, neste domingo, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O gol do jogo foi marcado pelo atacante Barcos, aos 16 minutos do primeiro tempo. Mesmo com o resultado ruim, o Goiás depende apenas das próprias forças para terminar na quarta posição do campeonato.
Com esse resultado, o time esmeraldino permanece na quarta colocação com 59 pontos, enquanto a equipe gaúcha chegou aos 64 pontos conquistados e ocupa a segunda posição. Com a vitória, o time gaúcho garantiu a vaga para a Libertadores. O Goiás precisa vencer o próximo jogo para ficar entre os quatro primeiros da competição sem depender de outros resultados.
Lembrando que para se classificar para a Libertadores ficando na quarta posição, a Ponte Preta não pode ganhar a Copa Sul-Americana. Na última rodada do campeonato, o Goiás enfrenta o Santos, no próximo domingo, às 17h, no estádio Serra Dourada. No mesmo dia e horário, o Grêmio encara a Portuguesa, no Canindé.
Vantagem gaúcha
A equipe gaúcha começou o jogo pressionando o time esmeraldino. Logo com um minuto de jogo o Grêmio criou a primeira oportunidade. O atacante Barcos dominou dentro da área, rolou a bola para Zé Roberto, que chutou em cima da marcação e a bola sobrou nas mãos do goleiro Renan.
Com sete minutos, Barcos saiu na cara do gol, tocou na saída de Renan, mas o goleiro alviverde foi melhor na jogada e fez grande defesa. Com essa pressão, o gol era questão de tempo. Até que aos 16 minutos o volante Ramiro fez boa jogada pelo meio, bateu cruzado, e o atacante Barcos escorou para o fundo da rede abrindo o placar em Porto Alegre.
A primeira chance do Goiás foi aos 20 minutos de partida. Após cobrança de escanteio de Renan Oliveira, Walter desviou de calcanhar e a bola foi na rede pelo lado de fora. Após o gol, o Grêmio diminui o ritmo e o time goiano passou a dominar as ações do jogo, mas não conseguia criar grandes oportunidades de empatar. Os dois times foram para o intervalo com o tricolor gaúcho em vantagem.
Grêmio na Libertadores
O Goiás voltou do intervalo em busca do gol de empate, mesmo sem o artilheiro Walter, que deixou o jogo em função de uma lesão no tornozelo. Com um minuto, Eduardo Sasha dominou na entrada da área, chutou forte e a bola foi pela linha de fundo. Aos nove minutos, após confusão na área, o volante Amaral tentou o chute, mas foi travado pela zaga gaúcha.
Com 12 minutos, o Grêmio deu a resposta em uma cabeçada de Barcos, mas a bola foi por cima do gol de Renan. Com o resultado a seu favor, o Grêmio administrava o jogo enquanto o Goiás não conseguia criar chances de gol. Aos 37 minutos, Roni tentou o chute de fora da área e o goleiro Dida praticou a defesa.
Ficha técnica: Grêmio 1×0 Goiás
Competição: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 01/12/2013
Hora: 19h30
Árbitro: Heber Roberto Lopes – PR (FIFA)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho – SP (FIFA) e Marcelo Carvalho Van Gasse – SP (FIFA)
Gol: Barcos 16’ 1°T (Grêmio)
Cartões amarelos: Souza , Elano e Vargas (Grêmio); William Matheus, Walter e Sasha (Goiás)
Renda: R$ 948.467 Público: 23.910 pagantes
Grêmio: Dida; Pará, Bressan, Rhodolfo, Alex Telles; Souza, Ramiro e Zé Roberto (Adriano); Vargas, Barcos (Elano) e Kléber (Maxi Rodríguez). Técnico: Renato Gaúcho
Goiás: Renan; Vítor, Ernando, Valmir Lucas e William Matheus; Amaral, Thiago Mendes, Hugo, Renan Oliveira (Roni) e Eduardo Sasha (Ramon); Walter (Léo Bonatini). Técnico: Enderson Moreira