O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, projetou a antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz durante entrevista coletiva, na manhã deste sábado (10/07), no Paço Municipal. Ao lado do prefeito Rogério Cruz, ele participou da abertura da maratona 24 horas ininterruptas de imunização contra a Covid-19, em Goiânia.

“Acreditamos que, exatamente neste mês de julho, vamos ter uma Fiocruz que dará conta de ampliar muito a oferta”, disse o governador. “Lógico que, quanto mais oferta tivermos, dentro desse quadro e dessa análise feita pelo comitê, nós vamos poder antecipar a aplicação da segunda dose e assim, dar uma cobertura maior e mais rápida, para que não tenha o comprometimento de nossa população”, destacou.

Leia mais: Maratona de Vacinação: Goiânia amplia faixa etária para pessoas com mais de 42 anos

Caiado lembrou que a Fiocruz, em função do acordo internacional estabelecido, não apenas recebe os imunizantes da Oxford, como também tem produção própria a partir do ingrediente farmacêutico ativo (IFA). O governador também fez um apelo para que a população não se omita no que diz respeito à aplicação da segunda dose das vacinas contra Covid-19.

“A primeira dose sozinha não é suficiente para produzir anticorpos capazes de imunizar a pessoa”, destacou o governador. “Se nós temos a segunda dose, vemos realmente o quanto melhorou o quadro em relação ao agravamento das pessoas acometidas pela Covid-19. Nós diminuímos o índice de mortalidade”, informou.

*Com informações do Governo de Goiás