O governo adquiriu neste final de semana 50 novos respiradores para atendimento a pacientes com Covid-19 na rede estadual. De acordo com a Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), 164 leitos de UTI e 295 de enfermaria já estão em funcionamento em todo o Estado. Os equipamentos chegaram na Pasta na noite de domingo (5).

A expectativa é que, até o fim do mês, 154 novas unidades de terapia intensiva sejam instaladas, e mais 507 para casos menos graves da doença causada pelo novo coronavírus. Segundo boletim da SES-GO, divulgado na tarde desta segunda-feira (6), Goiás possui 29.627 casos confirmados da doença e 654 mortes.

Segundo o governo, depois de Goiânia, que tem 83 leitos estaduais de UTI, distribuídos entre o Hospital de Campanha (Hcamp) e o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) – este destinado à pediatria –, Itumbiara, na região Sul, é a cidade com maior número de instalações já preparadas para receber pacientes com quadro mais delicado da Covid-19, que necessitam dos respiradores durante a internação. O Hospital São Marcos, atualmente HCamp Itumbiara, foi reinaugurado pelo governador Ronaldo Caiado no último dia 30 de junho.

Já Anápolis aparece em terceiro lugar com o maior número de UTIs estaduais (15), seguida de Catalão (12), Porangatu e Luziânia, cada uma com 10. Até o fim de julho, o governo espera fortalecer as unidades de Jataí, no sudoeste, com capacidade para até 30 leitos, São Luís de Montes Belos e Águas Lindas de Goiás.

Os novos 50 respiradores custaram, ao todo, R$ 3 milhões – preço individual de R$ 60 mil. O vendedor foi a empresa Leistung Equipamentos Ltda, instalada em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

De acordo com a SES-GO, os novos respiradores vão equipar o Hospital Regional de Luziânia (8); o Hutrin, em Trindade (2); o Hospital Dr. Geraldo Landó, em São Luís de Montes Belos (10); e o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad, em Goiânia (10). Há uma previsão de envio dos equipamentos para o Hospital de Campanha de Formosa (10) e para ampliação de leitos em outras unidades que ainda estão sendo definidas (10).

Outros 10 respiradores que já estavam sob gestão do Estado foram direcionados para ampliação da quantidade de leitos de UTI do Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás.