Os casos de dengue registrados em Goiás estão caindo. O Boletim Semanal divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado mostra que as notificações nas últimas cinco semanas são menores do que as do mesmo período do ano passado.

Acompanhe a reportagem de Ana Paula Moreira:

{mp3}stories/2015/setembro/ANA_PAULA_MOREIRA_-_QUEDA_CASOS_DE_DENGUE{/mp3}

Foram registrados 165 casos no último levantamento feito pela Secretaria. Em 2014, no mesmo período, foram 603 notificações.  Em entrevista à Rádio 730, o coordenador de controle de dengue e febre amarela da Secretaria Estadual de Saúde, Murilo do Carmo da Silva, explicou os fatores que ajudaram na redução dos casos de dengue. “Essa redução se deve à adoção de políticas públicas. Reflete também o baixo volume de chuvas, já que Goiás vive um período de seca. Com isso, a oferta de água nos criadouros é bem menor e isso facilita com que o estado tenha um registro bem menor do que nos últimos três anos”.

A preocupação da Secretaria é que, ao contrário dos casos de dengue, as mortes causadas pela doença tiveram um crescimento de 20 por cento maior do que no ano passado, como explica o coordenador. “Isso nos preocupa, porque as pessoas que estão contraindo dengue em Goiás já tiveram dengue anteriormente e isso favorece o surgimento de casos graves e, infelizmente, de óbito. No Estado, há registro de 67 goianos que foram vitimados por dengue, ou seja, 20% maior do que ano passado”.

Apesar  da redução nos casos de dengue registrados em Goiás, a população deve ficar atenta aos cuidados para evitar os criadouros do mosquito, mesmo no período de seca. O coordenador  de Controle de Dengue e Febre Amarela da Secretária Estadual de Saúde, Murilo do Carmo da Silva, ressalta a importância da prevenção contra a doença. “Pedimos à toda sociedade que lembrem que temos dengue na época de chuva e também na época de seca”.

*Informações de Ana Paula Moreira