Em resposta aos ataques da Rússia à Ucrânia, vários países se unem com sanções econômicas contra a Rússia. Porém, diante de uma economia global, essas sanções não devem impactar apenas o país do Leste Europeu. Em entrevista à Sagres, a doutora em economia Ana Luiza Souza afirmou que o Brasil e Goiás podem ser afetados.

“Vamos ver o aumento do preço das commodities por conta do preço dos fertilizantes e a gente pode enfrentar uma inflação de custo. Isso afeta o mercado brasileiro e principalmente Goiás”, declarou a economista que ainda citou a possibilidade de aumento do petróleo como mais um possível efeito capaz de afetar a inflação no Brasil.

Ouça a entrevista completa:

Um setor que pode sofrer com impactos das sanções aos russos é o agropecuário, pois segundo a economista, os insumos tendem a ficar severamente mais caros e, caso a guerra não seja resolvida em curto prazo, “pode ser que haja uma desabastecimento no mercado”.

“De imediato, há aumento de custos, porque a Rússia terá dificuldades de exportar seus produtos, de interagir no mercado internacional. Então, poderemos ter dificuldade de importar para a Rússia e a Ucrânia e isso representa um baque importante, sobretudo para o mercado de carnes”, detalhou Ana Luiza.

A economista ainda demonstrou preocupação em relação ao preço de commodities como o trigo. “Pode disparar. A gente precisa que a safra desse ano seja muito produtiva para compensar um desabastecimento que vem ocorrendo e pode ser agravado pela guerra”, analisou.

Leia mais:

Assista a entrevista no Sagres Sinal Aberto: