Goiás Social Mulher oferece mais de 40 serviços até sexta; jovens recebem kits do Aprendiz do Futuro

A primeira edição do projeto Goiás Social Mulher acontece até sexta, 8, na Praça Cívica, em Goiânia, e oferece mais de 40 serviços gratuitos à população, reunindo 15 órgãos da administração estadual. A abertura aconteceu na manhã desta segunda, 4, e contou com a presença da primeira dama de Goiás, Gracinha Caiado. Na ocasião, 150 jovens do Programa Aprendiz do Futuro receberam os kits para iniciar as atividades na aprendizagem.

“Nós estamos fazendo o Goiás Social Mulher, o evento que nós fazemos o ano inteiro já em todos os municípios, mas hoje aqui está sendo feito de uma forma especial para comemorar o Dia da Mulher. São mais de 40 serviços aqui para atender diretamente as mulheres. Nós temos também entrevista de emprego, com a oferta de 4 mil vagas de emprego, capacitação, retificação de documentos, paternidade. Mais de 10 mil mães vão receber o cartão ‘Mães de Goiás’. É uma alegria enorme poder estar aqui hoje”, destacou Gracinha.  

Além dos serviços sociais atendidos pelo Governo do Estado, a primeira dama destacou ainda outras ofertas como maquiagem, corte e escovação de cabelo, massagem e estética em geral.  

“Eu sei que o dia 8 é dia de comemoração, mas acima de qualquer coisa é dia de reflexão. Reflexão para ver todas as dificuldades que nós mulheres passamos, mas a gente sabe que o que a mulher, a mãe deseja é ter uma sociedade que vive em segurança. É uma sociedade que viva com dignidade, é uma sociedade que busque oportunidade e ferramentas para que essas mulheres possam ter sua independência financeira e é isso que nós estamos fazendo aqui um pouco também”, pontuou.  

O atendimento no Goiás Social Mulher acontece até sexta, 8, das 8h às 17h na Praça Cívica de Goiânia e abrange atendimentos gratuios de saúde, emprego, educação, segurança, lazer e autocuidado.  

Oportunidade para jovens mulheres  

A primeira dama de Goiás, Gracinha Caiado, participou da entrega de kits do Programa Aprendiz do Futuro – Demà Jovem by Renapsi

Durante a abertura do Goiás Social Mulher foram entregues 150 kits para jovens do Programa Aprendiz do Futuro. As jovens mulheres entram no mercado de trabalho e irão atuar em órgãos do Governo de Goiás, no programa desenvolvido em parceria com a Demà Jovem by Renapsi.  

O superintendente da Criança, Adolescente e Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás, Ricardo Costa Gonçalves, falou sobre o impacto do programa na vida das jovens e também na renda das famílias do estado que estão inseridas no Aprendiz no Futuro.  

“O programa Aprendiz do Futuro está em todos os 246 municípios do estado de Goiás. São 6250 jovens trabalhando contratados através do Governo do Estado e então temos um impacto significativo, porque muitos desses jovens levam para dentro de casa também um sustento da família, eles complementam a renda familiar, então um salário de R$ 620, mais R$ 150 de vale alimentação, mais vale transporte, possibilita com que o jovem tenha o próprio sustento e se necessário também que ele contribua ali com sua família, com alimentação, enfim, o que for necessário”, afirmou.   

A gerente do Polo Goiás da Demà Jovem by Renapsi, Gabriela Borges, explica a decisão simbólica de fazer a entrega dos kits do programa Aprendiz do Futuro durante a abertura do projeto Goiás Social Mulher e a importância da aprendizagem para as jovens mulheres de todo o estado.  

“É um evento social e em homenagem à mulher, por isso decidimos fazer a entrega dos kits. Cada kit tem um uniforme bem bacana, tem o crachá e tem uma mochila que ele pode usar pra carregar o material. O programa tem dois viés importantes. Primeiro, a inserção desse jovem no mercado de trabalho, essa oportunidade que ele tem de ter uma experiência; segundo, a qualificação profissional do jovem, porque a gente prepara ele para o mercado de trabalho, para o trabalho, para a vida socialmente também”, explicou.

Serviços e cuidados pessoais  

Quem aproveitou a manhã de segunda para utilizar os atendimentos foi Alzira Rosa, encarregada de serviços gerais. Ela falou sobre a importância do projeto e enumerou quais serviços pretendia utilizar.  

“Estou gostando sim. Tem muitas utilidades para a gente aqui. É muito bom porque é voltado ara as mulheres e então dá pra gente fazer muitas coisas aqui. Eu vou aproveitar a tenda da saúde da mulher, o salão de beleza, fazer cabelo, pintar as unhas, tem que aproveitar, né?”, afirmou.  

Já a dona de casa Ludmila Vieira aproveitou a oportunidade para organizar a documentação do filho. 

“Quando fui fazer o documento do meu filho falaram que tinha que ser no centro. E eu não tinha o dinheiro pra poder arrumar. Então aproveitei pra vir aqui hoje”, contou.  

 *Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 05 – Igualdade de Gênero, ODS 03 – Saúde e Bem Estar e ODS 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.