O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, nesta quarta-feira (14). Goiás comemora o avanço de 0,1 ponto a mais do que a meta estabelecida para o estado no ciclo de (2007-2021).

Segundo o MEC, o estado alcançou 6,3 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) e 5,5 pontos nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental. O governador Ronaldo Caiado celebrou o desempenho do estado em seu perfil da rede social X (antigo twitter).

“Parabéns a todos que trabalham para transformar o futuro das nossas crianças e jovens”, escreveu.

Mas apesar da celebração com os índices do ensino fundamental, o indicador mostrou que Goiás registrou 4,8 pontos no ensino médio, que segundo o MEC, está abaixo da meta projetada para o estado. Ainda assim, o estado de Goiás ficou com média acima da nacional nos três índices calculados: anos iniciais e anos finais do ensino fundamental e ensino médio.

Ideb nacional

O Ideb é o índice que mede a qualidade da educação brasileira. Para o ano de 2023 o índice está sendo comparado às metas de 2021. Portanto, essa é a primeira divulgação de dados em larga escala após a pandemia da Covid-19, que fechou as escolas em todo o país. 

O índice é calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Segundo os dados, o Ideb nacional nos anos iniciais do ensino fundamental foi de 6; nos anos finais do ensino fundamental foi de 5; enquanto no ensino médio foi de 4,3.

Sendo assim, a meta somente foi alcançada nos anos iniciais do ensino fundamental, que foi estabelecida em  6. Portanto, houve o aumento em relação a 2021, quando foi de 5,8, e a 2019, quando foi de 5,9.

As duas outras notas ficaram abaixo do desempenho esperado: nota 5 nos anos finais do ensino fundamental, mas a meta era de 5,5. Enquanto foi de 5,1 em 2021 e 4,9 em 2019. Já no ensino médio, a nota do Ideb nacional ficou em 4,3, bem abaixo da meta que era 5,2. Em 2021 e 2019 essa nota foi de 4,2. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 4 – Educação de qualidade.

Leia mais: