O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) informou na primeira coletiva deste domingo de eleições que até as 10h de hoje (2), 17 urnas eletrônicas precisaram ser trocadas por problemas técnicos. Além disso, houve mais 35 ocorrências diversas, como problemas nas impressoras e com biometria. Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-GO, Frank Wendell Ribeiro, a previsão é que 30 urnas precisem ser substituídas neste domingo.

“Está tudo dentro da normalidade, de acordo com o que planejamos, com o que esperávamos de problemas. Os mesários desta eleição tiveram que fazer teste de teclado da urna, logo no início, então alguns tiveram dificuldades, mas superamos essa fase e já estamos próximos das 10h, consideramos que já decolamos e estamos em modo cruzeiro”, disse o secretário.

Além dessas ocorrências, também foram registradas mais sete episódios com a necessidade de atuação das forças de segurança. Seis delas foram para casos mais simples como estabelecimentos que não respeitaram a Lei Seca, o que caracteriza descumprimento de normas eleitorais. Um caso que precisou de condução do indivíduo até à sede da Polícia Federal foi registrado em Anápolis. Na ocasião, uma pessoa foi autuada em flagrante com tentativa de compra de votos.

Boletim de urna na Nova Zelândia

Circula nas redes sociais uma foto dos boletins de urna emitidos na Nova Zelândia, onde a votação já foi encerrada. No documento, consta a vitória do ex-presidente Lula (PT), com 72,9% dos votos. Questionado, o secretário Frank Wendell Ribeiro afirmou que os dados não são oficiais, pois o Tribunal Superior Eleitorar (TSE) não permite a divulgação dos boletins antes do encerramento no Brasil.

“Mas naturalmente as pessoas, os mesários, fiscais e eleitores no local acabam tirando fotos e isso roda o mundo. Mas não é oficial, esses dados ficam represados e só serão totalizados a partir das 17h”.

Leia mais: