O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou Goiás numa lista de oito estados e o Distrito Federal que tem alerta de grande perigo por causa da baixa umidade do ar, nesta quinta-feira (5). O alerta é válido até às 17h. Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar pode cair para 12% em quase todo o estado, ficando fora somente a parte mais ao sul.

Imagem: Inmet

Os alertas de grande perigo estão frequentes para a região central do país desde domingo (1º). Além de Goiás e do Distrito Federal, portanto, os cuidados com a baixa umidade são para Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais.

Por isso, junto ao alerta, o Inmet indica uma série de cuidados com o meio ambiente e a saúde humana. O risco de incêndios florestais aumenta. O impacto na saúde gera complicações para doenças pulmonares e dores de cabeça.

O Instituto destaca a importância de ingerir líquido e de escolher bem as atividades físicas para esse tempo mais seco. É preciso ter atenção aos horários de exposição ao sol e hidratar bem a pele, principalmente, tomando água e deixando o ambiente o mais umidificado possível. Ademais, segundo o Inmet, é importante evitar bebidas diuréticas, como o café e outras que tenham álcool.

*Com Agência Brasil

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: