Fonte de energia limpa, o hidrogênio verde apresenta potencial para mover carros. Pensando nisso, um grupo de estudantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) apresentaram protótipo de um veículo movido totalmente a hidrogênio verde.
Os 22 estudantes compõem o Grupo Cataratas de Eficiência Energética. Então, são universitários dos cursos de Engenharia Elétrica, Mecânica , Energia e Ciência da Computação.

Eles construíram o protótipo do carro na Planta Experimental do Itaipu Parquetec, um local com capacidade para produção, armazenamento e conversão de hidrogênio. É, portanto, uma planta para pesquisas e projetos inovadores e sustentáveis, cuja estrutura possibilita a criação de soluções e tecnologias em energia limpa.
Protótipo
Os estudantes fizeram dois protótipos, um movido a bateria e outro movido com hidrogênio, e apresentaram na competição Shell Eco-marathon Brasil, realizada no Rio de Janeiro, no final de agosto. O evento tem o objetivo de encontrar soluções inovadores para carros ultraeficientes e sustentáveis.
Numa espécie de maratona, os estudantes constroem protótipos para diferentes categorias: Etanol, Gasolina e Bateria elétrica e Hidrogênio. Assim, o carro da equipe de Foz do Iguaçu está encaixado nessa última categoria. Na competição, os protótipos participam de uma corridas de acordo com a categoria.

Líder da equipe, a estudante de engenharia elétrica, Ana Lúcia, contou que eles pretendem construir carros mais eficientes, que reduzam a necessidade de combustíveis e aumentem a produção sustentável no automobilismo.
“O hidrogênio já é uma energia limpa e conseguimos melhorar ainda mais, fazendo com que ele seja mais eficiente e diminuindo os custos para a produção desse combustível, possibilitando com que todos tenham acesso a ele, avançando o tema de descarbonização da frota que é tão importante”, disse.
Hidrogênio como combustível
Para a estudante de mecânica, Giulia Demarchi, o projeto mostra que é possível introduzir o hidrogênio como combustível no cotidiano. “É possível que a tecnologia do hidrogênio possa ser implantada em carros do nosso cotidiano, podendo melhorar ainda mais a sustentabilidade, o carbono zero e a mobilidade verde”, disse.
Segundo o subcoordenador do projeto, Fernando José Gaiotto, o objetivo é seguir com as pesquisas e o desenvolvimento do carro para “colocar nas ruas um veículo protótipo de hidrogênio”. Por isso, o diretor superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo, celebrou o projeto que foi construído na planta parque tecnológico.

“O desenvolvimento de projetos e construção de veículos de eficiência energética, elétricos e a hidrogênio refletem nossa missão de transformar conhecimento e inovação em bem-estar social. São pesquisas e avanços que agregam benefícios tanto para os acadêmicos, quanto para o meio ambiente e o futuro da sociedade”, afirmou.
*Com o portal Notícia Sustentável
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 09 – Indústria, inovação e infraestrutura.
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