Sagres em OFF
Rubens Salomão

Goiás tem parceria inédita para combate à violência política de gênero na eleição

A Polícia Federal, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e a Procuradoria Regional Eleitoral de Goiás assinaram, nesta segunda-feira (4), acordo para estabelecer diretrizes de atuação conjunta no enfrentamento da violência política de gênero. A parceria inédita no Brasil visa o ano de eleições municipais e quer coibir e punir crimes que atentem contra a integridade física, psicológica, moral e econômica de mulheres.

O protocolo define rotinas de investigação, apuração e processamento de crimes eleitorais em possíveis casos de violência política de gênero. O documento confere “especial importância às declarações da vítima e aos elementos indicativos do crime eleitoral”. Determina que qualquer pessoa que tenha conhecimento da existência da prática contra a mulher deve, verbalmente ou por escrito, comunicar a ocorrência ao Ministério Público Eleitoral, ao juiz ou a juíza eleitoral e à autoridade policial.

Conforme o protocolo, o membro do MP Eleitoral que tiver conhecimento de fato que possa caracterizar o crime atuará de ofício. Além disso, ao verificar a autenticidade e a verossimilhança das informações, a autoridade competente deverá priorizar a investigação criminal. Com objetivo de delimitar a autoria e a materialidade do crime informado, entre outras providências. Um canal de denúncias criado pela Procuradoria-Geral Eleitoral será incluído nos portais do TRE-GO e da Procuradoria Regional Eleitoral de Goiás.

violência política de gênero tre pf e pre
Foto: Solenidade de assinatura de parceria inédita com o procurador regional eleitoral em Goiás, Marcello Wolff (esq.), o Presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos (centro), e a superintendente regional da Polícia Federal em Goiás, Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente (dir.) (Crédito: Comunicação/TRE-GO)

Violência política de gênero

O acordo contra a violência política de gênerotem assinatura da superintendente regional da Polícia Federal em Goiás, delegada Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente. Do presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Francisco Campos. E do procurador regional eleitoral em Goiás, Marcello Santiago Wolff.

Obstáculo

Na abertura da solenidade, realizada no auditório do Tribunal Pleno, o presidente Itaney ressaltou que a violência de gênero é um obstáculo significativo para a participação política feminina. “Sabemos que embora as mulheres componham a maioria do eleitorado feminino, sua sub-representação nos postos de poder político é aviltante”, apontou o desembargador. Ele ainda afirmou que “o acordo ressalta a necessidade de priorizar e estabelecer procedimentos para investigar e processar os crimes delineados na Lei 14.192/2021.”

violência política de gênero tre pf oab e pre
Foto: Superintendente da PFGO, Marcela Rodrigues; presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Campos; secretária-geral da OAB-GO, Talita Hayasaki; e o procurador Marcello Wolff. (Crédito: Comunicação/TRE-GO)

Parceria inédita

De acordo com a superintendente da Polícia Federal, Marcela Vicente, “o estado de Goiás se destaca pelo pioneirismo em ações concretas” contra a violência política de gênero. Reforçando o comprometimento da PF, a superintendente apontou que “o ato de hoje concretiza uma oportunidade rara de importante priorização da apuração de fatos que nos sejam notificados.”

Direitos políticos

O procurador Marcello Wolff disse no discurso que a luta pela afirmação dos direitos políticos da mulher é antiga e já sacrificou muitas vidas. “Nessa luta nós todos temos que nos posicionar. Ou nós adotamos posição na defesa do opressor ou do oprimido. Ou nós estaremos praticando a violência ou estaremos protegendo as vítimas”, pontuou o representante do Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral).

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)ODS 05  Igualdade de Gênero; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.