A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta segunda-feira (30) o balanço da operação realizada durante o fim de semana do feriado prolongado de Corpus Christi, no período de 25 a 29 de maio.

Segundo informações do assessor de comunicação da PRF, inspetor Newton Morais, em relação ao mesmo período do ano passado, houve redução no número de acidentes e mortes. Neste ano, houve 36 acidentes com 38 feridos com apenas uma vítima fatal, uma mulher de 36 anos. Outro fator que diminuiu também foi o número de motoristas flagrados com sinais de embriaguez.

“Tivemos 80 etilômetros distribuídos por todo o estados e em relação aos números do ano passado, houve uma queda de 50% no número de condutores alcoolizados. A morte que aconteceu é bem atípica. Uma ocorrência envolvendo uma colisão traseira de uma caminhonete em uma carroça, na BR-414”, afirma.

Apesar disso, os chamados “apressadinhos” continuam a consagrar negativamente o estado. A maior velocidade registrada em todo o país foi novamente em Goiás, em que um veículo Camaro atingiu 207 km/h. Newton Morais ressalta que se trata da terceira infração do mesmo veículo em menos de sete meses.

“A maior velocidade registrada em todos os estados foi registrado na BR-060 em Rio Verde. Um Camaro a 207 km/h. E é bom lembrar que, em menos de sete meses, é a terceira vez que este veículo é flagrado com infrações gravíssimas”, relata.

A multa para quem ultrapassa 50% da velocidade máxima permitida pela via é de R$ 574 e o condutor pode ter o direito de dirigir suspenso.

Lei do farolete

Em relação à nova lei, que entrou em vigor em caráter educativo no último dia 23, em que os veículos devem trafegar com farol de luz baixa ligado durante o dia, a PRF levantou que cerca de 80% dos motoristas foram flagrados descumprindo a regra. A partir do dia 8 de julho, tanto nos perímetros urbanos das rodovias como nas áreas rurais, as multas começarão a ser aplicadas.

https://www.youtube.com/watch?v=watch?v=iKAbb57O47I

Com informações do repórter Jerônimo Junio