O governador Marconi Perillo (PSDB) anunciou na manhã desta quinta-feira (1), durante encontro com prefeitos no Palácio das Esmeraldas, que o vice-governador José Eliton (PSDB) deixará o cargo de secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP-GO) no final deste mês de dezembro.

José Eliton, que estava à frente da secretaria desde o mês de fevereiro, deve permanecer somente no cargo de vice-governador a partir de janeiro de 2017. O governador Marconi Perillo afirma que deixará com Eliton a responsabilidade de cuidar dos convênios com os municípios, e disse que o vice é “pau para toda obra”.

“Ele realiza uma excelente gestão como secretário de Segurança Pública, é meu parceiro de todas as horas na área administrativa. Nesse momento de crise, ele fez parte o tempo inteiro da nossa força tarefa fiscal, ajudando-me na tomada de decisões. Ele vai me ajudar a comandar os convênios na Secretaria de Governo, na Saúde, na Educação. Por isso, a decisão de deixá-lo livre, como vice-governador, para ajudá-lo a estar presente em cada canto do estado com ações e obras”, ressaltou Perillo.

O vice deve auxiliar o governo com os gastos do Estado, o que inclui os investimentos com recursos provenientes da venda da Celg, concretizada nesta quarta-feira (30) por uma empresa italiana. José Eliton falou sobre o período de transição e a redução nos índices de violência em Goiânia em relação a novembro do ano passado

“A partir de agora eu começo a fazer uma transição da área de Segurança Pública. Ele atingiu as metas estabelecidas pelo governador, os indicadores de criminalidade apontam isso. No mês de novembro, tivemos uma queda recorde na capital, 48% de redução de homicídios, se comparado ao mesmo mês de 2015”, avalia.

José Eliton, que já foi titular da Secretaria de Desenvolvimento (SED), afirma ainda não haver um nome certo para assumir a SSPAP-GO, e frisou que o governador está realizando uma reforma administrativa em sua gestão.

“O coronel Edson (Costa) assume até que o governador Marconi tome a definição em função de toda essa reforma que ele irá realizado. É o primeiro anúncio da primeira pasta e obviamente nós teremos outras pastas também que serão objeto de reforma administrativa que está sendo implementado a partir de agora. Até o dia 30 de dezembro ele deve anunciar todos os novos nomes para compor o quadro gerencial do Estado de Goiás”, relata.

O vice-governador, que estava na SSPAP para alavancar o trabalho da polícia e firmar seu nome na política goiana é apontado como candidato a assumir o governo do Estado nas eleições de 2018.