O governador Marconi Perillo, acompanhado do defensor público-geral do Estado, Cleomar Rizzo Esselin Filho, empossou, nesta terça-feira (3/2), 12 novos defensores aprovados em concurso da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), em solenidade no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Ao saudar os novos defensores públicos, o governador afirmou que hoje é um “dia histórico”, porque a Defensoria Pública de Goiás fortalece o seu quadro funcional, cuja tarefa precípua é a defesa jurídica dos hipossuficientes ou mais necessitados, que na maioria das vezes deixam de recorrer à Justiça por não terem condições de constituir advogado.

Marconi reafirmou os compromissos de fortalecer institucionalmente a Defensoria, mas seguindo à risca um planejamento financeiro para sua efetiva estruturação. “Vamos fazer tudo com os pés no chão”, ao ressaltar que 2015 será um ano de aperto financeiro e de ajustes. Enfatizou que Goiás cresce acima da média nacional, mas não é uma ilha. “Ao longo de 11 anos como governador de Estado, nunca atrasei um dia no pagamento dos servidores públicos”, ponderou o governador, ao enfatizar a importância do planejamento estratégico na administração pública e também que concedeu 60% de aumento salarial aos defensores públicos de Goiás no ano passado. 

Partido expulsa vereadores que votaram contra aumento do IPTU

Os novos defensores públicos foram aprovados em concurso iniciado em 2010 e nomeados pelo governador dia 8 de janeiro deste ano. Ao todo 14 candidatos foram aprovados no primeiro concurso para Defensor Público de 3ª Categoria. Dois deles não tomaram posse. Um foi aprovado em concurso para juiz federal e outro aguarda decisão da Justiça sobre uma das etapas do certame.

Os novos defensores aguardaram quatro anos, desde o lançamento do edital em 2010 para serem nomeados. O concurso ficou paralisado em função de liminar da Justiça concedida a dois candidatos.

Um segundo concurso foi organizado pela Defensoria Pública, visando o preenchimento de 60 vagas de Defensor Público de 3ª categoria. Os aprovados aguardam nomeação.

Prestigiaram a solenidade de posse, além do governador e do defensor público-geral do Estado, o vice-governador José Eliton, os secretários Vilmar Rocha (Secima) e Henrique Tibúrcio (Governo), o procurador-geral do Estado, Alexandre Tocantins, entre outras autoridades e convidados.

Relação dos Defensores Públicos empossados:

1) Ana Carolina Leal de Oliveira

2) Cintia Monique de Souza Amoury

3) Domilson Rabelo Silva Júnior

4) Fernanda da Silva Rodrigues Fernandes

5) Gabriel Marques Rosa Hamdan

6) Jaziella Ferreira Gomes Bueno

7) Márcio Rosa Moreira

8) Marco Tadeu de Paiva Silva

9) Paulo César de Oliveira Rocha

10) Saulo Carvalho David

11) Tiago Gregório Fernandes

12) Victor Lázaro Ulhoa Florencio de Morais