Sagres em OFF
Rubens Salomão

Governo amplia esforços para impedir CPI das Interferências na Assembleia Legislativa

A mesa diretora da Assembleia Legislativa recebeu formalmente ontem o requerimento para criação de nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa. O deputado delegado Humberto Teófilo (PSL) conseguiu 14 assinaturas no documento que pede investigação à suposta interferência política do governador Ronaldo Caiado (DEM) e do secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, no trabalho de investigação da Polícia Civil, principalmente em inquéritos que apuram a atual gestão.

O número alcançado é o mínimo necessário para que a instalação da CPI seja obrigatória. O presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB), tem e usará o prazo regimental de até 10 dias para decidir pela criação da Comissão e, enquanto isso, articuladores do governo ampliam esforços para conseguir a retirada de pelo menos uma das assinaturas, o que resultaria no arquivamento do requerimento.

Ouça a coluna Sagres em Off:

As investidas já foram iniciadas durante o fim de semana, depois do protocolo do pedido com as assinaturas na quinta-feira (18), mas sem sucesso. O convencimento, no entanto, não é missão fácil, já que todos os 14 deputados que apoiam a CPI são convertidos da oposição, inclusive alguns ex-governistas.

São eles, além de Teófilo: Paulo Trabalho e Major Araújo (PSL); Cláudio Meirelles (PTC); Antonio Gomide e Adriana Acorsi (PT); Henrique Arantes (MDB); Delegado Eduardo Prado (DC); Lêda Borges, Talles Barreto, Gustavo Sebba e Hélio de Sousa (PSDB); Alysson Lima (SD); Lucas Calil (PSD).

Leia também: Indicado pela cúpula, José Eliton ainda sofre resistência interna antes de assumir PSDB >>>

Contato

O deputado federal Vitor Hugo (PSL) usa o trânsito de liderança em Brasília para criar e consolidar base política em Goiás, de olho na reeleição, em 2022. Ontem levou 20 prefeitos goianos a almoço com os ministros Walter Braga Neto (Casa Civil); Bento Albuquerque (Minas e Energia); Milton Ribeiro (Educação); General Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo); Wagner Rosário, (CGU) e Gilson Machado (Turismo).

No Planalto

Depois da conversa com ministros, os prefeitos de Goiânia, Aparecida, Luziânia, Águas Lindas, entre outros 16, tiveram reunião com o presidente Jair Bolsonaro. Os eventos, no entanto, tiveram caráter festivo e menos administrativo. Depois, todos seguiram para o lançamento do “Guia do Novo Prefeito +Brasil”.

Orientações

O Guia tem o tema “Os 100 Primeiros Dias de Gestão Municipal” e apresenta um conjunto de orientações e ferramentas para que prefeitos realizem da melhor forma os seus primeiros 100 dias de gestão.

Posição

Bolsonaro indicou o deputado federal José Mário Schreiner (DEM/GO) como um dos vice-líderes do governo na Câmara Federal. A indicação foi formalizada pelo Diário Oficial da União (DOU). O deputado que está em seu primeiro mandato federal sendo considerado um dos nomes fortes da bancada ruralista.

Apuração

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), pedido de abertura de investigação para apurar acusações contra magistrados do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).

Pelas Afipes

A intenção é apurar se os desembargadores receberam vantagens indevidas do padre Robson de Oliveira, investigado pelo Ministério Público Estadual por supostos crimes de lavagem de dinheiro, apropriação indébita e falsidade ideológica.

Reação

Do secretário de Governo, Ernesto Roller, sobre as críticas do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), à gestão goiana contra a pandemia na região do entorno. “É preciso desenhar para alguns que o dinheiro que custeia a saúde no DF vem de um fundo constitucional que é produto dos impostos de todos os brasileiros. Defendo que parte do fundo seja destinado a Goiás para investimento na região que suporta Brasília”, tuitou.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.