A mesa diretora da Assembleia Legislativa recebeu formalmente ontem o requerimento para criação de nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa. O deputado delegado Humberto Teófilo (PSL) conseguiu 14 assinaturas no documento que pede investigação à suposta interferência política do governador Ronaldo Caiado (DEM) e do secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, no trabalho de investigação da Polícia Civil, principalmente em inquéritos que apuram a atual gestão.
O número alcançado é o mínimo necessário para que a instalação da CPI seja obrigatória. O presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB), tem e usará o prazo regimental de até 10 dias para decidir pela criação da Comissão e, enquanto isso, articuladores do governo ampliam esforços para conseguir a retirada de pelo menos uma das assinaturas, o que resultaria no arquivamento do requerimento.
Ouça a coluna Sagres em Off:
As investidas já foram iniciadas durante o fim de semana, depois do protocolo do pedido com as assinaturas na quinta-feira (18), mas sem sucesso. O convencimento, no entanto, não é missão fácil, já que todos os 14 deputados que apoiam a CPI são convertidos da oposição, inclusive alguns ex-governistas.
São eles, além de Teófilo: Paulo Trabalho e Major Araújo (PSL); Cláudio Meirelles (PTC); Antonio Gomide e Adriana Acorsi (PT); Henrique Arantes (MDB); Delegado Eduardo Prado (DC); Lêda Borges, Talles Barreto, Gustavo Sebba e Hélio de Sousa (PSDB); Alysson Lima (SD); Lucas Calil (PSD).
Leia também: Indicado pela cúpula, José Eliton ainda sofre resistência interna antes de assumir PSDB >>>
Contato
O deputado federal Vitor Hugo (PSL) usa o trânsito de liderança em Brasília para criar e consolidar base política em Goiás, de olho na reeleição, em 2022. Ontem levou 20 prefeitos goianos a almoço com os ministros Walter Braga Neto (Casa Civil); Bento Albuquerque (Minas e Energia); Milton Ribeiro (Educação); General Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo); Wagner Rosário, (CGU) e Gilson Machado (Turismo).
No Planalto
Depois da conversa com ministros, os prefeitos de Goiânia, Aparecida, Luziânia, Águas Lindas, entre outros 16, tiveram reunião com o presidente Jair Bolsonaro. Os eventos, no entanto, tiveram caráter festivo e menos administrativo. Depois, todos seguiram para o lançamento do “Guia do Novo Prefeito +Brasil”.
Orientações
O Guia tem o tema “Os 100 Primeiros Dias de Gestão Municipal” e apresenta um conjunto de orientações e ferramentas para que prefeitos realizem da melhor forma os seus primeiros 100 dias de gestão.
Posição
Bolsonaro indicou o deputado federal José Mário Schreiner (DEM/GO) como um dos vice-líderes do governo na Câmara Federal. A indicação foi formalizada pelo Diário Oficial da União (DOU). O deputado que está em seu primeiro mandato federal sendo considerado um dos nomes fortes da bancada ruralista.
Apuração
O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), pedido de abertura de investigação para apurar acusações contra magistrados do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).
Pelas Afipes
A intenção é apurar se os desembargadores receberam vantagens indevidas do padre Robson de Oliveira, investigado pelo Ministério Público Estadual por supostos crimes de lavagem de dinheiro, apropriação indébita e falsidade ideológica.
Reação
Do secretário de Governo, Ernesto Roller, sobre as críticas do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), à gestão goiana contra a pandemia na região do entorno. “É preciso desenhar para alguns que o dinheiro que custeia a saúde no DF vem de um fundo constitucional que é produto dos impostos de todos os brasileiros. Defendo que parte do fundo seja destinado a Goiás para investimento na região que suporta Brasília”, tuitou.