O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, divulgou nota respondendo o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, que em entrevista à Coluna Grande Angular, ameaçou fechar a divisa entre Goiás e o DF. Caiado afirmou que diante do atual momento “causa repúdio e nojo ler uma declaração estapafúrdia do governador do DF, Ibaneis Rocha, de que vai fechar as fronteiras do DF com Goiás”.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, relatou à Coluna Grande Angular, do Jornal Metrópoles, que precisa do Governo de Goiás para assumir o tratamento de pacientes do entorno do DF. Ibaneis disse ainda que a crise está igual ao ano passado, que o governador Ronaldo Caiado “está negligenciando seus pacientes” e que precisa reabrir leitos de UTI.

Segundo a Coluna, Ibaneis afirmou que “25% das internações nas UTIs do Distrito Federal, são de pacientes do entorno”. Caiado completou que as declarações do governador do DF evidenciam “sua falta de empatia e respeito pela vida” e que nunca fez contas de quantas pessoas já atendeu ou o local de onde vieram.

Leitos no Entorno:

Segundo o site da Secretaria de Estado da Saúde, Goiás tem, hoje, 104 leitos dedicados ao tratamento da Covid-19 em duas cidades do entorno, Formosa (29) e Luziânia (75), sendo 40 UTIs. Destas, 26 estão disponíveis, sendo 17 em formosa e nove em Luziânia. Porém, somente Luziânia ainda tem vagas de UTI, apenas duas.

Número de casos

Em Goiás, o total de casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia chega a 384.773, com 369.515 recuperados e 8.360 mortes, com taxa de mortalidade em2,17%. Nas últimas 24 horas foram registrados 2.874 novos casos e 59 óbitos causados pela doença no Estado.

No Distrito Federal são 291.353 casos de Covid-19, com 281.023 recuperados e 4.775 mortes. A taxa de mortalidade no DF está em 1,6%. Nas últimas 24 horas, a região não teve registro de óbitos e confirmou mais 582 novos casos.

Confira nota na íntegra:

Diante de um momento tão delicado vivido por todos nós, onde a maioria dos governadores se dão as mãos para ajudar os que mais necessitam, causa repúdio e nojo ler uma declaração estapafúrdia do governador do DF, Ibaneis Rocha, de que vai fechar as fronteiras do DF com Goiás. Evidencia a sua falta de empatia e respeito pela vida. Como governador, nunca fiz contas de quantas pessoas já atendi nem o seu local de origem. Eu defendo a vida, acima de tudo! Já cedi medicamentos ao Amapá, recebi pacientes manauaras, atendi pacientes do DF nos hospitais de campanha que montamos em Luziânia e em Formosa com o mesmo respeito que temos pelas vidas dos goianos. Recebi um estado com apenas três cidades com leitos de UTI públicos: Goiânia, Anápolis, Aparecida. Mas criei novos leitos em 12 macrorregiões, entre elas Luziânia e Formosa. Sei que a declaração do governador Ibaneis não condiz com o pensamento de quem mora em Brasília. Essa declaração é de uma pequenez que rima com o seu próprio nome.

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado