Sagres em OFF
Rubens Salomão

Governo busca STJ para suspender nova greve de servidores federais ambientais

A Advocacia Geral da União (AGU) ingressou com ação declaratória de abusividade/ilegalidade no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para suspender a greve dos servidores da área ambiental. As categorias ampliaram movimento de paralisação a 20 estados e o Distrito Federal desde a última segunda-feira (01). O caso teve distribuição ao ministro Og Fernandes, vice-presidente no exercício da presidência da Corte.

No documento de 16 páginas, a AGU, em nome do Ibama e do ICMBio, busca suspender a greve, com “imediato retorno dos servidores às suas funções, sob pena de multa cominatória diária não inferior a R$ 50.000,00”. Os pedidos se referem ao CONDSEF, da ASCEMA Nacional, SINDSEP-DF e seus filiados e “demais servidores que aderiram ou vierem a aderir ao movimento”. O Ministério do Meio Ambiente não subscreve a ação.

O Executivo solicita ainda que, caso não consiga a liminar para suspender a greve, o STJ estabeleça “os limites do movimento grevista”. A ação solicita a determinação de manutenção do serviço, nos dias de paralisação, e de equipe capaz de manter no mínimo 100% dos serviços essenciais. O presidente da Ascema Nacional, Cleberson Zavaski, afirmou, diante da ação, que o presidente Lula prometeu negociar. Segundo ela, o governo disse dialogar com todas as categorias e que ninguém seria punido por fazer greve, que, segundo o próprio Lula, é um direito legítimo.

suspender nova adesão greve de servidores icmbio e ibama
(Crédito: Flickr/Ibama)

Suspender a greve

“Nosso planejamento não muda. Ações sempre tiveram. Mas, enquanto na Educação os servidores ficaram mais de 2 meses de greve e não houve nenhuma ação, a área ambiental sofre uma ação do Ibama e do ICMBio em menos de 1 dia”, destacou Zavaski.

Alegações

Na ação, o governo sustenta que a greve “impacta seriamente o exercício normal e rotineiro das atividades institucionais do IBAMA e do ICMBio”. Além disso, aponta que o movimento criaria “obstáculos intransponíveis para os entes públicos autores”. A AGU alega que não houve cumprimento dos requisitos previstos para a realização de greve.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13  Ação Global Contra a Mudanças Climática; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.